COM A BÊNÇÃO DE LULA
Para ser candidata ao Senado em 2026, a governadora Fátima Bezerra (PT) precisará cumprir a legislação e renunciar ao mandato seis meses antes das eleições, ou seja, em março daquele ano. Por gravidade, assumiria o vice-governador Walter Alves (MDB), com direito natural à reeleição.
Fátima quer ser senadora outra vez? Quer.
Walter deseja ser governador, seguindo a carreira de sua pai Garibaldi Alves Filho? Sim.
Quem entendeu bem esse processo e, pelo visto, tem pressa para encaminhá-lo, foi o presidente Lula. Na quarta-feira, 16, em Natal, para reforçar a campanha de Natália Bonavides (PT), o líder petista abriu caminho, com este discurso:
“Eu poderia evocar a experiência do companheiro Garibaldi, que foi governador desse Estado, foi um político muito importante desse Estado. O Garibaldi sabe que ele já plantou um fruto e uma boa árvore produz bom fruto. E o filho dele é vice-governador e eu tenho certeza que vai seguir a mesma carreira vitoriosa do pai.”
Vale lembrar que foi Lula em 2022 que colocou Walter Alves como vice-governador na chapa da governadora Fátima, contando para isso com a boa vontade do PCdoB, que tinha o vice-governador naquele momento, Antenor Roberto.
Pois bem.
Para quem ter certeza que as eleições municipais abrem caminho para as eleições estaduais, a fala de Lula comprova exatamente isso.
Aliás, 2026 já está bem aí.
FRASE
“Eu tenho certeza que ele vai seguir a mesma carreira vitoriosa do pai”
LULA – Sobre o vice-governador Walter Alves, possível candidato a governador em 2026
DNA
O deputado estadual Ivanilson Oliveira (União) colocou o seu DNA na reeleição do vereador Wignis do Gás (União). Foi o parlamentar que ofereceu o fôlego que faltava na reta final da campanha. Ivanilson trabalhou o pleito de 2024 para fortalecer o projeto de disputar a Câmara Federal em 2026.
CENÁRIO
A uma semana do segundo turno, todas as pesquisas colocam Paulinho Freire (União Brasil) liderando em Natal. Algumas batem o martelo, outras mostram que a disputa está em aberto. Natália Bonavides tem sete dias para virar votos e fazer história como a primeira prefeita do PT em Natal.
SETE
O mossoroense Robson Carvalho não conseguiu conquistar a simpatia dos eleitores e eleitoras de Machado, cidade do interior de Minas Gerais, onde ele vive e tentou ser eleger vereador. Das urnas de 6 de outubro saíram apenas 7 votos a seu favor. Robson é policial penal na cidade mineira.
INVESTIMENTO
O imóvel da antiga fábrica de gesso de Mossoró, que pertencia ao espólio do prefeito Dix-huit Rosado, receberá o Cidade Shopping. A área fica de frente para o mercado do Vuco Vuco. O investimento é do empresário Santiago, dono da Olho Vivo, genro do saudoso Chico da Caça e Pesca.
HOSPITAL
Homens e máquinas aceleram a primeira fase da construção do Hospital do Câncer, que ocupa a área do antigo Hospital Duarte Filho. A construção recebe recursos federais por meio de emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim.
LOUVRE
A colunista Marilene Paiva, que assina Gente de Fato, está em Paris para lançar o seu livro “Para todo o mal, a cura”, uma coletânea de crônicas assinadas por médicos e médicas. O lançamento será feito no Carrousel du Louvre, neste domingo, 20.
É NOTÍCIA
1 - Os sete anos do Buscapé Budd serão comemorados com show de Eliane, a rainha do forró, no dia 30 de novembro. A casa é um dos principais endereços da concorrida Avenida João da Escóssia, no Nova Betânia.
2 - O Sinte-RN promove hoje a festa dos servidores, em sua sede social a partir das 17h. Tem show com a cantora Renata Falcão e o grupo Koisa Nossa.
3 - A Prefeitura de Mossoró informa que a obra do Centro Comercial está com 65% concluída, mas não garante que estará pronta até a Festa de Santa Luzia, que começa daqui a 42 dias. As barracas estão cercando a nossa Catedral.
4 - A Cervejaria Bacurim vai celebrar os 78 anos de nascimento de Belchior com uma noite latino-americana. O som fica por conta da banda Corcel 73. Agende: 26 de outubro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.