NOMES FORTES NA REGIÃO OESTE
Cinco políticos da região Oeste saíram maiores do que quando entraram nas eleições municipais deste ano. E, certamente, serão nomes importantes nas eleições estaduais de 2026, seja como candidatos e/ou apoiando outros nomes.
1 – deputado estadual Ivanilson Oliveira (União Brasil). Ele reelegeu a irmã Ivanize Oliveira (PSD) prefeita de Baraúna e ajudou diretamente em vários candidatos eleitos em 6 de outubro. Ivanilson tem projeto de ser candidato a deputado federal.
2 – Rivelino Câmara (MDB), prefeito de Patu. Ele liderou a eleição de Dr. Ednardo (MDB) para sucedê-lo e se colocou como uma das novas lideranças políticas do Alto Oeste. Rivelino deverá disputar um mandato de deputado estadual em 2026.
3 – Marianna Almeida (PSD), prefeita de Pau dos Ferros. Reeleita com votação histórica, ela consolida a sua liderança na principal cidade do Alto Oeste e pode pavimentar caminho à Assembleia Legislativa nas próximas eleições.
4 – Alan Silveira (MDB), prefeito de Apodi. Elegeu o sucessor Sabino Neto (MDB) e mostrou que lidera Apodi e região do Médio Oeste. Uma candidatura em 2026 é possível, mas, para isso, ele terá que romper politicamente com o deputado Neilton Diógenes (PP).
5 – Artur Vale (União), prefeito reeleito em Governador Dix-sept Rosado com a maior votação da história do município. De família tradicional, mas com novo modelo de gestão e de fazer política, ele pode ocupar espaços em 2026, possivelmente, apoiando um nome de sua confiança a deputado estadual.
Anote esses nomes.
FRASE
“A nossa vitória, com mais de 66% dos votos, comprova a grande gestão que estamos realizando”
ARTUR VALE – Prefeito de Governador Dix-sept Rosado
SEGURANÇA
O vereador eleito Thiago Marques (SDD) vai responder pela direção executiva de Segurança Viária de Mossoró até o fim do ano. A nomeação foi publicada no Diário Oficial. Ele é auxiliar da gestão Allyson Bezerra (União) desde 1º de janeiro de 2021. E será o futuro presidente da Câmara.
VETADO
Assessores mais próximos do prefeito Allyson Bezerra (União) pediram para ele não convidar o vereador eleito Jailson Nogueira (PL) para a bancada governista. Justificaram que o estreante na Câmara Municipal cria mais problema do que ajuda. Allyson concordou e aceitou o pedido de imediato.
LIVRE
Quase três semanas de sua surpreendente eleição à Câmara de Mossoró, o Dr. Cubano ainda não recebeu uma ligação de parabéns do comando do seu partido, o PSDB, de Mossoró e do RN. E olhe que ele faz história como o primeiro estrangeiro eleito vereador no RN. Daí, Dr. Cubano sente-se livre.
CAJUCULTURA
O deputado Isaac da Casca (MDB) apresentou projeto de lei que incentiva o consumo e comercialização de produtos oriundos da cajucultura. A iniciativa visa potencializar a produção na região da Serra do Mel, como forma de aumentar a geração de emprego e renda na atividade regional.
PRORROGADO
Isaac da Casca renovou por mais 30 dias a sua licença da Câmara Municipal, garantindo a sua permanência na Assembleia Legislativa até o fim de novembro. Por consequência, o suplente Kadinho (Rede) segue ocupando a sua cadeira no legislativo mossoroense.
EMPREGO
Levantamento feito pelo ManpowerGroup revela que 43% das empresas vão contratar novos funcionários no fim do ano. No RN, a Fecomércio trabalha com a estimativa de 8,5 mil novas vagas de trabalho temporário.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1996, a então vice-prefeita Sandra Rosado assumiu o cargo de prefeita em razão da morte do titular, o seu tio Dix-huit Rosado. Sandra governou Mossoró por 69 dias.
2 - O Centro Empresarial Caiçara celebra 16 anos hoje. Empreendimento da Repav que transformou parte do Cine Caiçara em conglomerado de negócios no centro de Mossoró.
3 - Nesta data, em 2009, era inaugurada a UBS Bernadete Bezerra de Souza, no bairro Dom Jaime Câmara, zona leste de Mossoró. Obra da segunda gestão da prefeita Fafá Rosado.
4 - A Assembleia Legislativa aprovou projeto que assegura que pessoas com acromatose (albinismo) tenham prioridade na marcação de consultas dermatológicas e oftalmológicas na rede de saúde do RN. Projeto de deputado Cristiane Dantas (SDD).
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.