Quinta-Feira, 19 de dezembro de 2024

Postado às 09h30 | 01 Nov 2024 | Coluna César Santos - 1o de novembro de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Energia solar no Rio Grande do Norrte

FORÇA DAS NOVAS ENERGIAS

Os números são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR): o Rio Grande do Norte já registra 717 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia solar

O estado é o que mais avançou com mais de 76,7 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas em todas as 167 cidades.

O levantamento revela que desde 2012, a modalidade já proporcionou ao RN a atração de R$ 3,4 bilhões em investimentos, geração de mais de 21,4 mil empregos e a arrecadação de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

Os números são alentadores, mas é preciso ampliar as políticas de incentivos para o avanço dessa modalidade energética.

A Absolar sugere a inclusão da tecnologia fotovoltaica nos prédios públicos em geral, nas casas populares e nos programas de universalização de acesso à eletricidade. Daí, a importância da aprovação do Projeto de Lei nº 624/2023, que institui o Programa Renda Básica Energética (REBE), em tramitação no Senado.

O programa é visto como decisivo para a geração distribuída solar, uma vez que resolve problema das negativas de conexão, feitas pelas distribuidoras sob alegação de inversão de fluxo de potência.

Essas negativas estão impedindo milhares de consumidores de exercerem o direito de gerar a própria energia limpa e renovável, para reduzir sua conta de luz.

 

FRASE

“Não se pode dar anistia a praticantes de crimes que tentem abolir o Estado de Direito”

JORGE MESSIAS - ministro da Advocacia-Geral da União ao se posicionar contra o projeto de anistia aos presos do 8 de janeiro

 

LISTA

Segundo o ex-senador Agripino Maia, presidente estadual do União, a direita tem quatro nomes para o Governo do RN em 2026: senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos) e os prefeitos Álvaro Dias (Republicanos) e Allyson Bezerra (União). O desafio é manter a união.

 

PESQUISAS

Agripino defende que a direita deve escolher o seu candidato com base nas pesquisas. Ele acredita que o seu favorito, Allyson Bezerra, aparecerá na frente, sustentado por 78,02% dos votos que o prefeito recebeu em Mossoró. O critério de Maia, porém, é raso diante de outros da própria direita.

 

ELEITO

O sistema de divulgação de candidaturas do TSE mudou o status do ex-deputado Souza (União) de “não eleito” para “eleito” em Areia Branca. Ele será diplomado e empossado para governar a Salinésia pelos próximos quatro anos. No entanto, a ação contra a sua candidatura segue no “tapetão”.

 

LUTO

Morreu Licurgo Nunes Quinto, político e empresário. Foi prefeito de Marcelino Vieira, onde liderou por um bom tempo, e no mundo dos negócios construiu o tradicional Hotel Jatobá em Pau dos Ferros. Seu corpo será cremado hoje em Natal. Deixa viúva Dona Doralice e o filho Igor, que é delegado da Polícia Civil do Pará.

 

BÊNÇÃO

O vereador eleito Thiago Marques (SDD) foi ao bispo dom Francisco de Sales colocar o seu futuro mandato à disposição da Igreja Católica de Mossoró. Pediu a bênção para realizar bom trabalho na Câmara. O encontro, nesta quinta-feira, 31, foi testemunhado pelo vigário-geral padre Flávio Augusto.

 

SOLAR

O RN acaba de registrar 717 megawatts de potência instalada na geração própria de energia solar. Já são mais de 76,7 mil consumidores de energia elétrica de menor custo.

 

É NOTÍCIA

1 - A advogada Lorena Gualberto, candidata à presidência da OAB de Mossoró, tomou o Cafezinho com César Santos. Na entrevista, apresenta as suas propostas para a Ordem e mergulha em outros temas importantes. Confira na edição deste sábado.

2 - O primeiro posto de gás natural de Mossoró foi inaugurado nesta data em 2001. Empreendimento do Grupo Olinda à margem do Complexo Viário Abolição. A inauguração teve a presença do governador Garibaldi Filho.

3 - A Matriz de São José, no bairro Bom Jardim, passa a contar com a Praça Padre Guido Tonelotto, nesta data, em 2006. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.

4 - Apodi faz história no Futsal e vai fazer a final do Brasileiro 2024 contra o Fortaleza. O primeiro jogo será no Pedro Ciarlini em Mossoró, no próximo dia 9, às 10h.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO