Quinta-Feira, 19 de dezembro de 2024

Postado às 12h15 | 02 Nov 2024 | Coluna César Santos - 2 de novembro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Prefeito reeleito Allyson Bezerra na tradicional descida da Avenida Presidente Dutra

REMAKE POLÍTICO-ELEITORAL

Finzinho do ano de 2001, numa conversa longa com este colunista, no Palácio Felipe Camarão, a então prefeita de Natal Wilma de Faria (falecida em 17 de junho de 2017) disse que renunciaria ao cargo para se eleger a primeira mulher governadora do Rio Grande do Norte.

Conversa testemunhada por Vagner Araújo, na época seu auxiliar mais influente.

Poucos acreditavam que ela realmente renunciaria a maior prefeitura do estado para disputar o governo contra gigantes da política tradicional.

Naquele momento, Dona Wilma contaria com apoio apenas de Carlos Eduardo, que era o vice e assumiria a titularidade com a sua renúncia, e do prefeito de Parnamirim, Agnelo Alves (falecido em 21 de junho de 2015), que retribuiria a bondade de Wilma de colocar o seu filho, Carlos, no cargo de prefeito.

O fim dessa história todos conhecem: Wilma derrotou os candidatos Fernando Bezerra (1º turno) e o então governador Fernando Freire (2º turno), com mais de 61% dos votos válidos.

Esse breve relato da história recente da política potiguar se faz necessário para entender que nem sempre é preciso um palanque robusto de lideranças para ganhar uma eleição.

Quem ganha eleição é o candidato; os outros são importantes para completar a vitória.

Dito isto, é possível que o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), repita o feito de Wilma, se tiver a mesma coragem.

Nome à sucessão estadual 2026, ele certamente terá dificuldade de construir um palanque cheio de partidos e de lideranças políticas, mas contará com apelo popular para sustentá-lo, já comprovado no pleito deste ano quando foi reeleito com mais de 78% dos votos válidos de Mossoró.

Nas eleições de 2002, Wilma de Faria precisou apenas de uma legenda para registrar a sua candidatura e conquistar uma vitória histórica.

Em 2026, Allyson pode protagonizar o remake eleitoral. Guardadas as devidas proporções.

E resguardando a história impar de Wilma de Faria.

 

FRASE

“Integração é a solução para a segurança pública”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN ao defender um sistema único de segurança pública no país

 

DONA WILMA

Vale lembrar que se no 1º turno das eleições de 2002 Wilma de Faria contou com apoio de apenas dois prefeitos, no 2º turno, já com favoritismo, recebeu mais de 100 prefeitos em seu palanque. Ela foi eleita com 820.541 votos (61,05%) contra 523.614 (38,95%) de Fernando Freire (PMDB).

 

LULA NO CORDEL

O jornalista e poeta Crispiniano Neto está preparando o novo livro “Lula na Literatura de Cordel 2”, composto de mais de 100 poemas de cordel sobre a vida do presidente da República. O primeiro livro foi lançado em 2008 com 110 poemas de cordel sobre Lula e que obteve sucesso em todo país.

 

PROSA & VERSO

Crispiniano Neto é um companheiro de redação do Jornal de Fato com a sua coluna “Prosa & Verso”. No período eleitoral, ele se ausentou da publicação diária da coluna por ter disputado as eleições no município de Serra do Mel. Vai retornar à página 4 do jornal tão logo concluir a edição do seu novo livro.

 

AÇÕES

O prefeito reeleito Allyson Bezerra (União) é alvo de duas ações de investigação judicial eleitoral, acusado de abuso de poder econômico, político e midiático. Uma das ações, provocada pela coligação “Mossoró Mais Forte”, pede a quebra de sigilo bancário de agência de publicidades e de empresas.

 

AÇÕES II

As ações são muito parecidas com as AIJEs que cassaram o mandato da prefeita eleita em 2012 Cláudia Regina. São robustas de documentos e provas. Agora, os julgadores de hoje, claro, não são os mesmos que tiraram Cláudia no cargo de prefeita há 12 anos.

 

PROFESSOR

A Prefeitura de Natal lançou o edital do concurso para professores e pedagogos, com 710 vagas. Inscrições serão abertas no dia 25 e as provas serão aplicadas nos municípios de Natal, Caicó e Mossoró em 12 de janeiro.

 

É NOTÍCIA

1 - Neste domingo, 3, completa 97 anos que Luís Colombo Ferreira Pinto era eleito prefeito de Mossoró para suceder a Rodolfo Fernandes, falecido naquele ano, depois de combater o bando do temido cangaceiro Lampião.

2 - Também neste domingo, 3, completa 51 anos que o padre José Freire de Oliveira Neto recebia a sagração episcopal como bispo auxiliar da Diocese Santa Luzia de Mossoró.

3 - Neste Dia de Finados, o bispo diocesano de Mossoró dom Francisco de Sales presidirá missa no Cemitério São Sebastião, às 16h30. Outras missas serão realizadas às 5h e 6h30 no mesmo local.

4 - O dólar fechou a semana acima de R$ 5,80, alimentado pela incerteza sobre anúncio de corte de gastos pelo governo brasileiro. Os juros futuros também pressionam a moeda.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO