ALLYSON BEZERRA X LAWRENCE AMORIM
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) e o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), travaram uma luta de bastidores que daqui a pouco pode provocar estragos de lado a lado, caso as ofensivas sejam acolhidas pela Justiça.
Os ex-aliados, agora inimigos pessoais, usam as armas que têm em mãos para atingir o alvo.
Veja:
Allyson determinou a sua bancada que não aprove o parcelamento da dívida de mais de R$ 500 mil que a Câmara tem com a Previdência municipal (Previ-Mossoró).
Com isso, Lawrence concluirá o mandato com a irregularidade na gestão financeira da Casa, o que pode causar implicações futuras, inclusive, a suspensão dos direitos políticos.
Vale lembrar que Lawrence, no tempo de aliado, conduziu a aprovação do Projeto de Lei Ordinária do Executivo 27/2022, que permitiu a Prefeitura parcelar a sua dívida com o Previ em 240 meses, o que reduziu em mais de R$ 1 milhão/mês as suas obrigações da gestão Allyson com a Previdência.
O contra-ataque de Lawrence vem por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que poderá provocar a cassação da reeleição de Allyson por abuso de poder político e econômico.
A ação, patrocinada pela coligação “Mossoró Mais Forte”, que deu lastro à candidatura de Lawrence à Prefeitura, tramita na justiça local e muito provavelmente seguirá nas instâncias superiores, seja qual for a decisão de primeiro grau.
Essa briga promete e seus desdobramentos são imprevisíveis.
FRASE
“A Kamala ganhando as eleições é muito mais seguro para a gente fortalecer a democracia nos EUA”
LULA - Presidente do Brasil declarando apoio a Kamala Harris
LAIRINHO
O ex-vereador Lairinho Rosado está cotado para cargo na Codern. Pode ser diretor técnico e comercial, que vinha sendo ocupado pelo presidente da Companhia, Paulo Henrique, ou para a gestão administrativa financeira, ocupada interinamente por Francisco Josefran de Aquino.
DNA
A indicação de Lairinho para a Codern é do PSB, partido do vice-presidente da República Geraldo Alckmin e presidido no Rio Grande do Norte pela ex-vereadora Larissa Rosado, irmã de Lairinho. A indicação não sofre resistência política, por isso, a nomeação é aguardada nos próximos dias.
ADVOCACIA
O vereador Tony Fernandes (Avante) vai se dedicar 100% à advocacia após concluir o mandato no último dia deste ano. Ele não tentou a reeleição e não sente estimulado para, no primeiro momento pós-mandato, seguir na política. As decepções são maiores do que a vontade de servir.
ODOR
A fedentina produzida pelo “vuco vuco” que a Prefeitura de Mossoró instalou ao lado da Catedral de Santa Luzia está incomodando padres e fiéis. Algo nunca visto desde a criação da Paróquia da padroeira dos mossoroenses. E, pelo visto, será o cenário perturbador da Festa de Santa Luzia 2024 que começa em menos de um mês.
SEM PREVISÃO
A construtora do Centro Comercial acelerou o ritmo das obras, que caminha para a fase final, mas não garante que entregará antes da Festa de Santa Luzia. A promessa do prefeito Allyson Bezerra feita à santa dos olhos não será cumprida.
ANOTE
Se um banco aprova um empréstimo milionário, sem checar corretamente os documentos do cliente, é passivo de facilitação? É isso que uma investigação sigilosa está apurando dentro de um organismo financeiro.
É NOTÍCIA
1 - O presidente Lula vai fazer reforma ministerial, vista como urgente e necessária. Aliados não confiáveis vão ser convidados a sair. E o PT será chamado para ocupar cargos estratégicos com vista à sucessão presidencial.
2 - A adutora Jerônimo Rosado passará por manutenção nesta terça-feira, 5. Para isso, a Caern suspenderá o fornecimento de água em bairros de Mossoró, Assú e Serra do Mel. O serviço será normalizado em 72 horas.
3 - Nesta data, em 1999, era inaugurada a UBS Dr. Lucas Benjamim, no Abolição III. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
4 - Há 14 anos, o Mossoró West Shopping, hoje Partage, inaugurava cinco salas de cinema da Multicine. A sessão especial teve o filme nacional “Comer, Rezar e Amar”. As salas seguem abertas ao público.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.