FURACÃO TRUMP
O Brasil respirou a disputa entre Donald Trump e Kamala Harris pela presidência dos Estados Unidos. Redes sociais, grupos de amigos e de contendores políticos discutiram o processo, radicalizaram as relações e até casaram apostas.
Expuseram o embate direita x esquerda ou lulismo x bolsonarismo. A maioria, claro, sem saber a dimensão das consequências que a sucessão presidencial americana trará ao Brasil.
Longe dessa atmosfera afetada, e numa análise suscinta, temos um resumo simples:
O retorno do republicano Donald Trump à Casa Branca afetará o Brasil em todas as pautas, com grande impacto em assuntos econômicos e políticos.
O presidente eleito promete implementar uma tarifa mínima de 10% sobre todas as importações. Isso ocorrendo, penalizará o agro e a indústria de ferro e aço brasileiros. A medida protecionista elevará o dólar e o Brasil pode sofrer com mais inflação e maiores taxas de juros para segurar os preços.
No campo político, o retorno de Trump ampliará as bandeiras da direita radical, por gravidade, fortalecerá as pautas conservadores defendidas pelo bolsonarismo. Além disso, a partir da Casa Branca,
Trump aumentará a pressão por anistia aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, além de forçar o Judiciário brasileiro para restaurar os direitos políticos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Planalto teme o fortalecimento de Bolsonaro a partir de agora e Bolsonaro acredita que está dentro da sucessão presidencial 2026.
Temos o furacão Trump.
FRASE
“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro”
JAIR BOLSONARO – Ex-presidente sobre a vitória de Donald Trump nos Estados Unidos
DIPLOMAÇÃO
Allyson Bezerra (União) e Marcos Medeiros (PSD), prefeito e vice-prefeito eleitos, serão diplomados no dia 16 de dezembro, no Fórum Silveira Martins, às 8h. Também serão diplomados os 21 vereadores eleitos e os suplentes. A solenidade será presidida pela juíza Cinthia Cibele, da 34ª Zona Eleitoral.
GABINETES
O projeto da vereadora Marleide Cunha (PT) estabelece regras para ocupação dos gabinetes na Câmara de Mossoró. É a forma de acabar com favorecimento ou coleguismo que ocorre em início de Legislatura quando os gabinetes são distribuídos. A iniciativa de Marleide moraliza o processo.
DIVIDIDO
A governadora Fátima Bezerra tem 12 votos certos na Assembleia Legislativa para aprovar a volta do ICMS em 20% e outras medidas importantes para a saúde fiscal do RN. Outros 12 deputados se posicionam contrários ao governo. A articulação política do governo vai ter que mostrar serviço.
SOB CONDIÇÃO
O deputado federal Robinson Faria só vai para o Republicanos se o prefeito Álvaro Dias lhe entregar a presidência da legenda no RN. Do contrário, seu destino será o Progressistas, a convite do deputado presidente João Maia. Até aqui, Álvaro não cede o partido.
ELEITOS
Os desembargadores Ibanez Monteiro e Berenice Capuxú foram eleitos presidente e vice do TRE-RN para o biênio 2024-2025. E a desembargadora Sandra Elali assumirá a Corregedoria-Geral de Justiça do RN.
NOSSO AVÔ
Dona Nietta Lindemberg está na cidade para divulgar o livro que conta a história do seu avô, Miguel Faustino do Monte, o sobralense que construiu a sua vida em Mossoró nos idos de 1880. A obra “Miguel Faustino - nosso avô” será lançada neste domingo, 10, no Memorial da Resistência, das 16h às 19h.
É NOTÍCIA
1 - Mossoró sedia hoje e amanhã o XVIII Encontro Norte-Rio-Grandense de Contabilidade, no Requinte Buffet. São dois dias de debate sobre reforma tributária, perícia, contabilidade pública, entre outros temas.
2 - O Tiro de Guerra em Mossoró, sob o número 42, foi fundado nesta data, em 1909, pelo presidente da República Marechal Hermes da Fonseca. O conselho editorial foi presidido por Bento Praxedes.
3 - Nesta data, em 1986, o então governador Radir Pereira inaugurava em Mossoró a sede da 2ª Regional de Saúde, hoje Ursap, no bairro Nova Betânia.
4 - O Centro Feminista 8 de Março, de Mossoró, realiza hoje em Natal o Seminário “Alternativas das mulheres para autonomia econômica”. O evento acontece no Escola de Governo, dentro da 2ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.