EM CAMPANHA PARA GOVERNADOR
O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) está em plena campanha para viabilizar o projeto de ser candidato a governador do Rio Grande do Norte em 2026.
O processo foi iniciado tão logo ele renovou o mandato nas eleições de 6 de outubro com mais de 78% dos votos válidos de Mossoró. Allyson está convidando prefeitos reeleitos e novos prefeitos para visitar a cidade. O anfitrião oferece boa estadia, apresenta a gastronomia local e encaminha a conversa com possíveis aliados.
O contato direto é uma forma de não depender dos partidos e dos grupos políticos tradicionais. Mais ou menos como fez Wilma de Faria em 2002, quando deixou a Prefeitura de Natal para ser a primeira mulher governadora do RN, guardadas as devidas proporções.
Mossoró e região sustentam o projeto de Allyson, no entanto, para ganhar o governo ele precisa ampliar o raio de ação. Daí, o trabalho de aproximação com prefeitos eleitos em outras regiões.
a semana passada, Allyson recebeu o prefeito reeleito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), e também se encontrou com a prefeita eleita Flavinha Veras, de Macau, cidade da região da Costa Branca.
Ele vai ampliar os contatos e, cada vez mais, fará política além-Mossoró. Usará, para isso, a segunda máquina municipal mais poderosa do estado.
Confira os passos do prefeito.
FRASE
“Temos onze votos e estamos trabalhando por mais três”
LUIZ EDUARDO – Deputado de oposição sobre a votação do pacote fiscal que o Governo do RN encaminhou à Assembleia Legislativa
EZEQUIEL
Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) passou o fim de semana articulando a sua reeleição na presidência da Assembleia Legislativa. Telefonou para os 23 deputados estaduais, de governo e oposição, pedindo o voto para o seu último mandato no comando na Casa. Recebeu o “sim” da maioria.
EZEQUIEL II
As eleições que reconduzirão Ezequiel Ferreira serão realizadas esta semana. Podem ser hoje ou amanhã. O dia vai depender de alguns ajustes políticos e entendimentos jurídicos. Na questão política, Ezequiel precisa convencer o deputado Kleber Rodrigues (PSDB) a não criar dificuldades.
ADJUTO E ISAAC
O deputado licenciado Adjuto Dias (MDB) não descarta aceitar compor o secretariado no primeiro ano de gestão Paulinho Freire em Natal. Ele, inclusive, coordenará a equipe de transição. Se ocorrer, Adjuto prolongará o mandato do interino Isaac da Casca (MDB) na Assembleia Legislativa.
ALAN SILVEIRA
O jornalista Wellington Morais noticia que o prefeito de Apodi, Alan Silveira, poderá ser secretário de Recursos Hídricos do RN após concluir o mandato que termina no último dia de 2024. É nome do vice-governador Walter Alves na cota do MDB no governo Fátima Bezerra (PT). Alan é o maior nome do MDB na região Oeste.
TOMÓGRAFO
O novo tomógrafo do Hospital Regional Tarcísio Maia está quebrado e sem previsão de conserto. Com isso, a demanda está sendo transferida para o tomógrafo do município, que funciona no PAM do bairro Jardim.
SENADOR
O jornalista Lauro Jardim, na sua prestigiada coluna no Globo, crava o cantor Gusttavo Lima no PL para disputar um mandato de senador por Goiás. O convite partiu do ex-presidente Bolsonaro. O sertanejo, por sua vez, não diz que sim, mas também não nega.
É NOTÍCIA
1 - O bispo dom Francisco de Sales recebeu o livro “Miguel Faustino - nosso avô”, das mãos da neta Nietta Lindenberg. Os dois se encontraram para um cafezinho literário nesta segunda-feira, 12.
2 - O cinema falado chegou a Mossoró nesta data, em 1933. O empresário José de Oliveira Costa trouxe a novidade para o Cine Almeida Castro, com a película “Ama-me esta noite”.
3 - Se a alíquota do ICMS não retornar ao patamar de 20%, o Governo do RN vai atrasar pagamento de salários no primeiro semestre de 2025. A previsão pessimista é do secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier.
4 - A Caixa anunciou que a Mega da Virada terá o maior prêmio da história das loterias: R$ 600 milhões para quem acertar as seis dezenas. Considerando todas as faixas, a premiação baterá R$ 1 bilhão.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.