COMUNIDADE CATÓLICA EM CHOQUE
O bispo dom Francisco de Sales decidiu encerrar a missão de padre Flávio Augusto Forte Melo na Paróquia de Santa Luzia. Diz que a mudança é parte do processo de reconfiguração pastoral.
A comunidade ouviu comunicado e não entendeu.
Está perplexa e triste.
Há nesse momento um divórcio entre a decisão de dom Francisco e o sentimento dos fiéis de Santa Luzia.
O padre Flávio não pode ser conduzido como peça de reposição dentro do serviço episcopal, dada a sua relevância para a Igreja Católica de Mossoró.
A Catedral de Santa Luzia acolheu o seu carisma, a sua bondade, o respeito e a forma como ele espalhou o bem entre os filhos desta terra.
O religioso conquistou o rebanho que se sentia órfão desde a partida do padre Américo Vespúcio Simonetti, sem diminuir a importância do padre Walter Collini.
Não cabe aqui questionar os critérios que levaram à mudança feita por dom Francisco, mas não há como esconder que o processo é traumático. A comunidade católica está sem entender e essa precisa entender para aceitar.
Que Deus conduza o padre Flávio em sua nova missão na Paróquia de Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Pau dos Ferros, e que Santa Luzia ilumine o seu sucessor em Mossoró, o jovem padre Antoniel Alves.
FRASE
“Em comunhão, discordarei quando pensar diferente. Mas sempre cumprirei o que ficar determinado ou acordado. Nunca trabalharei contra o bispo”
PADRE FLÁVIO AUGUSTO – Vigário-geral da Diocese de Mossoró
TRILHÃO
Após rumores de que os Estados Unidos devem flexibilizar as regras para carros autônomos no país, as ações da Tesla dispararam mais de 7% neste início de semana. Com isso, patrimônio de Elon Musk, dono da empresa automotiva, saltou R$ 86,8 bilhões, elevando ao patamar de R$ 1,8 trilhão.
PUXADINHO
O plenário da Câmara Municipal de Mossoró iniciará 2025 com 16 vereadores na bancada governista, 3 vereadores independentes e apenas as vereadoras Marleide Cunha e Plúvia, do PT, na oposição. O Legislativo descerá à categoria de “puxadinho” do Executivo, legitimado pelo voto.
NOGUEIRÃO
A primeira missão da bancada governista em 2025 será a autorização para o prefeito Allyson Bezerra (União) entregar a área do Estádio Nogueirão à iniciativa privada. O projeto está pronto. As negociações, avançadas. E o Nogueirão abandonado há quase 300 dias. Pobre Mossoró.
CORAÇÃO
O presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, recupera-se bem da cirurgia cardíaca a que se submeteu no Hospital HCor, em São Paulo, durante o feriadão da República. O procedimento chamado de Bentall foi realizado pela equipe do dr. Fábio Gaiotto. Stênio ficará por duas semanas de recuperação na capital paulista.
ATRASOU
A Prefeitura de Mossoró atesta que concluiu 75% da obra de construção do Centro Comercial e que os 25% restantes são a fase de acabamento. No entanto, a obra não será entregue no prazo previsto e a Festa de Santa Luzia ocorrerá com a sua área ocupada pela desorganizada feira popular.
SANTA LUZIA
A Festa de Santa Luzia será aberta oficialmente no dia 1º de dezembro e seguirá até o dia da padroeira, 13, com a tradicional procissão. Neste ano, sairá da Gruta de Santa Clara.
É NOTÍCIA
1 - O tradicional Mercado do Bom Jardim celebra 64 anos hoje. Foi inaugurado pelo prefeito Raimundo Soares de Sousa nesta data, em 1968. Já em 2007, o mercado recebeu o nome de “Antônio Ferreira de Souza”.
2 - A urbanização da Avenida Lauro Monte, com duplicação, iluminação e ciclovia, foi inaugurada nesta data, em 2004. Obra da terceira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
3 - O historiador Geraldo Maia concluiu o livro “Sátiro, uma jornada além da fé”. A obra será lançada no dia 29 deste mês, dentro da programação de 10 anos da Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró.
4 - A CDL já começou a reservar estandes para a Feira Internacional de Fruticultura Tropical 2025. É só entre no site: expofruit.com.br. A feira será realizada de 22 a 24 de agosto.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.