Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Postado às 07h30 | 20 Nov 2024 | Coluna César Santos - 20 de novembro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Allyson Bezerra é acusado de usar poder midiático para beneficiar campanha eleitoral

PREFEITO ALLYSON TEM MOTIVO PARA PREOCUPAÇÃO

O Ministério Público Eleitoral emitiu parecer favorável à quebra de sigilo bancário das três agências de publicidade contratadas pela Prefeitura de Mossoró no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que pede a cassação do registro de candidatura do prefeito reeleito Allyson Bezerra (União Brasil) e a suspensão de seus direitos políticos por oito anos.

O parecer é assinado pela promotora de Justiça Ana Ximenes, da 33ª Zona Eleitoral. Cabe agora ao juiz Cláudio Mendes decidir.

Na AIJE, a coligação “Mossoró Mais Forte”, que respaldou a candidatura a prefeito de Lawrence Amorim (PSDB), acusa que Allyson teria se beneficiado da publicidade oficial, paga com dinheiro público, para potencializar a sua campanha eleitoral.

Com documentos e outras provas, a ação mostra que Allyson teria utilizado as imagens da publicidade paga do município em prol de sua campanha à reeleição. Inclusive, afirma que uma empresa de marketing digital contratada pela Prefeitura de Mossoró fez o marketing da campanha eleitoral de Allyson.

Na ação foram anexados prints de blogueiros e de uma digital influencer que afirmam que estão “ganhando” para fortalecer a imagem do prefeito. O MP Eleitoral também recomenda que os blogueiros citados na AIJE sejam intimados como testemunhas.

A acusação ainda selecionou documentos e imagens que supostamente comprovam o uso da estrutura pública em prol da campanha eleitoral do prefeito. A reeleição de

Allyson também está sendo questionada em uma representação especial eleitoral por suposta prática de conduta vedada, abuso de poder político, econômico e midiático. A representação tramita no âmbito da 34ª Zona Eleitoral, que tem como titular a juíza Cinthia Cibele Diniz.

 

FRASE

“As pessoas precisam estar comprometidas com a luta contra a precarização do trabalho e a banalização do cansaço”

ISOLDA DANTAS – Deputada estadual na luta pela redução da jornada de trabalho no Brasil

 

CONTAS

Não são apenas as ações na Justiça Eleitoral que preocupam o prefeito Allyson Bezerra (União Brasil). Um pente fino nas contas públicas, no âmbito do TCE-RN, tem tirado o sono do chefe do Executivo mossoroense. Coisas, digamos, cabeludas já foram descobertas, e outras são investigadas.

 

CONTAS II

Para especialistas em contas públicas, os adversários políticos de Allyson Bezerra atiraram no que viram e acertaram o que não viram. As maquiagens nas contas no processo de contratação do empréstimo de R$ 200 milhões expuseram erros insanáveis, que poderão ter consequências graves.

 

JORNADA

O PT de Mossoró está organizando luta contra a jornada de trabalho 6x1 junto aos movimentos sociais. A presidente do partido, deputada Isolda Dantas, entende que é o momento para enfrentar a precarização do trabalho e a banalização do cansaço. Uma agenda de luta está sendo definida.

 

PARECE CLARO

O vice-governador Walter Alves (MDB) é o candidato do PT ao Governo do RN em 2026. Por extensão, a governadora Fátima Bezerra (PT), que renunciará ao mandato para disputar o Senado, será apoiada por Walter e o seu partido de 45 prefeitos.

 

LUTO

Mossoró perdeu a figura humana de José Flávio Gurgel, que partiu para a eternidade aos 85 anos. Ele não resistiu às complicações do Alzheimer. Daqui vai a nossa solidariedade à viúva Dona Maria Augusta e as filhas Patrícia e Catarina.

 

PROFESSOR

Termina nesta quinta-feira, 21, o prazo para inscrição ao concurso do magistério do RN. Os interessados devem acessar a página da Fundação Getulio Vargas, organizadora do concurso, até às 16h. A taxa custa R$ 150. São 598 vagas em várias especialidades distribuídas nas áreas das 16 Direcs.

 

É NOTÍCIA

1 - A mastologista mossoroense Bárbara Duarte vai apresentar seu trabalho de pesquisa no maior congresso de câncer de mama do mundo, o San Antonio Breast Cancer Symposium. Será entre os dias 10 e 13 de dezembro no Texas - EUA.

2 - Dia Nacional da Consciência Negra, hoje, pela primeira vez feriado nacional. Mais do que celebrações, vale a reflexão de todos os povos e raças.

3 - Nesta data, em 1927, Mossoró ganhava seu primeiro estádio de futebol na rua Benjamim Constant, onde hoje funciona o Sesiclube. O jogo Ypiranga 1 x 0 Mossoró Sport Club inaugurou o Stadium Mossoroense Limitada.

4 - Em 2008, nesta data, moradores de Passagem de Pedra, zona rural de Mossoró, passaram a contar com a UBS Alcides Martins Veras. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO