FEDERAÇÃO VAI MEXER COM TABULEIRO 2026
O jornalista Lauro Jardim noticiou que avançou uma casa a federação entre Progressistas, União Brasil e Republicanos. É possível que seja concretizada antes das eleições das presidências da Câmara e do Senado.
O bloco, se oficializado, passará a ter a maior bancada na Câmara, com 173 deputados, superando o PL que tem 93, e contará com 17 senadores.
Por gravidade, se apresentará ao Planalto no momento da reforma ministerial que o presidente Lula (PT) fará no início de 2025, com desejo, claro, de ocupar mais espaços.
Saindo de Brasília e colocando o olhar da futura federação no Rio Grande do Norte, é possível antever, sem necessidade de bola de cristal, que vai mexer em peças importantes da política potiguar e impactar o tabuleiro sucessório de 2026.
PP, União e Republicamos são presididos pelo deputado João Maia, ex-senador Agripino Maia e o prefeito de Natal Álvaro Dias, todos com ambição nas próximas eleições e com projetos divergentes.
Não significa dizer, porém, que eles não encontrem uma solução para unificar o palanque 2026, sem baixa nos seus quadros.
Vale lembrar que, a partir de 2025, a Prefeitura de Natal será ocupada por Paulinho Freire, do União, que não esconde de ninguém o compromisso com o senador Rogério Marinho, do PL, para governador do Rio Grande do Norte. Em detrimento do desejo de Agripino de fazer o prefeito reeleito de Mossoró, Allyson Bezerra, o candidato do União ao Governo do RN.
Torre de babel.
FRASE
“Tenho tendência muito forte a encerrar minha vida pública em 2027”
RODRIGO PACHEGO – Presidente do Congresso Nacional
CAMPANHA
O prefeito Allyson Bezerra (União) iniciou agenda em cidades do interior para popularizar o seu nome ao Governo do RN. No fim de semana, subiu no palanque em Portalegre, no Alto Oeste, a convite do prefeito reeleito José Augusto. Allyson intensificará o contato direto com o povão do interior.
CAMPANHA II
O senador Rogério Marinho (PL), que também deseja o cargo de governador, vai bater de frente com Allyson Bezerra no interior potiguar. Marinho iniciará a agenda de “férias” em todas as regiões do estado, assim como fez no início de 2022, quando era pré-candidato ao Senado. Essa disputa promete.
DEPENDE
O vereador Genilson Alves tem a simpatia dos outros seis vereadores reeleitos pelo União Brasil para ser candidato à presidência da Câmara. Mas não pretende bater de frente com o prefeito Allyson Bezerra. Ele só será candidato se o chefe do Palácio autorizar. Até aqui, não há definição.
RETRATOS
O empresário Rútilo Coelho decidiu registrar uma vida inteira de história contada em fotos. Ele mexeu no baú e selecionou em um só catálogo batizando de “Retratos Falados”. São registros de décadas que resgatam fatos importantes de sua vida pessoal e de interesses da sociedade.
TAPA-BURACO
Iniciada a operação tapa-buraco na RN-117 entre Governador Dix-sept Rosado e Caraúbas. Um paliativo enquanto o governo licita a segunda fase do programa de restauração de rodovias. Esse trecho da 117 está bastante comprometido.
NOVO PAC
A governadora Fátima Bezerra (PT) recebe hoje dois ministros em Natal: Rui Costa (Casa Civil e Waldez Góis (Integração). Na agenda, debate sobre investimentos do Novo PAC. Prefeitos foram convidados para reunião.
É NOTÍCIA
1 - Diogo Nogueira será atração da edição 2025 do “Samba na Praia”, uma das principais festas do verão de Tibau. As vendas já começaram no Frutos de Goiás e no outgo.com.br.
2 - Nesta data, em 1976, acontecia o primeiro clássico Potiba pelo Campeonato Estadual, no Estádio Nogueirão. O Leão do Oeste venceu por 4 x 0 e o jogo terminou com oito jogadores expulsos (4 de cada lado).
3 - Nesta data, em 2006, era inaugurado o Mercado da Carne e Ave “João Félix da Silva”, anexo à antiga feira da Cobal. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Fafá Rosado.
4 - Começa hoje a edição 2024 do Mossoró Oil & Gas Energy, um dos maiores eventos onshore do Brasil. Contará com arena Petróleo, Gás e Energia; ESG e Inovação e feira de negócios, no Expocenter, a partir das 13h.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.