Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 07h45 | 27 Nov 2024 | Coluna César Santos - 27 de novembro de 2024

Crédito da foto: Assecom-RN Secretário Pedro Lopes

DÉCIMO DEPENDE DE RECURSOS FEDERAIS

O secretário de Administração do RN, Pedro Lopes, afirmou que o governo depende de recursos federais para pagar o 13º salário de 2024. Em virtude disso, o calendário somente será anunciado quando houver confirmação dos depósitos dos recursos extraordinários.

Nas suas redes sociais, Lopes comentou:

“Esse fato evidencia que no RN o ICMS com modal de 18% não é suficiente para cumprir suas obrigações com pessoal. Inclusive, não se consegue sequer cumprir os compromissos com fornecedores. Investimentos só se consegue executar com recursos federais ou empréstimos.

O dano causado pelos deputados oposicionistas e representações classistas empresarias às finanças do RN é muito grande, quando conseguiram reduzir esta importante receita própria do Estado sob o argumento que os preços dos produtos reduziriam e a arrecadação do ICMS se manteria estável.

Erraram todos os prognósticos.

Dito isto, reiteramos a importância de todos, em especial os representantes classistas dos servidores públicos estaduais, dos trabalhadores terceirizados, das empresas fornecedoras do Estado, das pessoas que utilizam escolas e hospitais públicos, se alimentam no Restaurante Popular, todos que desejam uma segurança pública cada vez mais forte e eficiente, se unirem a favor da recuperação das finanças do RN.

O projeto de lei que discute o restabelecimento da alíquota modal do ICMS para 20% está na Comissão e Finanças da Assembleia Legislativa e na próxima semana deve ir ao Plenário, podendo ser votado no dia 11 de dezembro.

Importante, assim, o acompanhamento e apoio de todos que desejam realmente o bem para o nosso RN!”

 

FRASE

“Necessário também atuar contra os oposicionistas, alguns inclusive com propósito meramente político na linha do quanto pior melhor”

PEDRO LOPES – Secretário de Administração do RN sobre a oposição ao projeto de retomada do ICMS em 20%

 

PLACAR

O Governo do RN ainda não tem maioria para aprovar o projeto de retomada da alíquota do ICMS em 20%. A contagem de bastidores aponta para 10 votos certos. Precisa de mais dois. Já a oposição trabalha para barrar o projeto na Comissão de Finanças, onde será discutido nesta quarta-feira, 27.

 

SEMINÁRIO

O PSB realizará seminário para fortalecer a sua atuação no RN. Entre os palestrantes está o ex-vereador Lairinho Rosado, que abordará a sua experiência no legislativo. O evento, coordenado pela presidente Larissa Rosado será realizado no dia 7 de dezembro, no Tirol Office, em Natal.

 

FILIAÇÃO

O PL do Rio Grande do Norte receberá quatro deputados estaduais nesta sexta-feira, 29: José Dias, Gustavo Carvalho, Tomba Farias e Dr. Kerginaldo. Todos saíram do PSDB. Eles se juntarão ao Coronel Azevedo e Terezinha Maia formando a maior bancada na Assembleia Legislativa.

 

REVOADA

Mais dois deputados estaduais deixarão o PSDB potiguar: Dr. Bernardo Amorim e Galeno Torquato. O primeiro tem simpatia pelo Progressistas para ser candidato a deputado federal em 2026; e o segundo deverá voltar para o PSD, presidido pela senadora Zenaide Maia.

 

PADRE SÁTIRO

Hoje completa 1 ano da partida do padre Sátiro Cavalcanti Dantas. A data será lembrada pela comunidade católica em missa no Santuário de Santa Clara, por ele construído, no bairro Dom Jaime, às 19h30. Mossoró ainda chora e sente a partida do padre educador.

 

MULHER

A mulher mossoroense na advocacia saiu fortalecida das urnas da OAB. Elegeu Lorena Gualberto na presidência da Ordem em Mossoró e levou Bárbara Paloma para a vice-presidente da OAB no Rio Grande do Norte. Uma vitória maiúscula.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje completa 12 anos da partida de Raimundo Soares de Brito, um dos maiores ícones de nossa cultura. O historiador Raibrito nasceu em Caraúbas, mas escolheu Mossoró para viver até os seus 92 anos de idade.

2 - Mossoró recebe a nova loja de veículos eletrificados da BYD, bem instala na avenida João da Escóssia, Nova Betânia. Inauguração nesta quinta-feira, 28, a partir das 19h.

3 - O advogado Daniel Maia foi empossado juiz do Tribunal Regional Eleitoral do RN. Nomeado pela Presidência da República, ele ocupará por dois anos uma das vagas destinadas à classe dos advogados.

4 - Sob a direção de Júnior Félix, o Oratório de Santa Luzia, versão 2024, trará nova roupagem ao espetáculo que narra o martírio da Virgem de Siracusa. A temporada será aberta no dia 2.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
informação

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO