A reitora Cicilia Maia e o vice-reitor Chico Dantas vão concorrer à reeleição na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A chapa vitoriosa de 2021, com mais de 66% dos votos, disputará o pleito marcado para o dia 18 de março de 2025.
As candidaturas à reeleição foram oficializadas nesta terça-feira, 3, com registro na comissão eleitoral. A inscrição foi realizada via e-mail institucional, conforme as orientações do edital que rege o processo eleitoral.
“A Uern tem uma história sólida de fortalecimento da democracia e da transparência em todos os seus processos. Nosso objetivo é seguir contribuindo para que esse pleito seja conduzido com seriedade, refletindo de forma legítima, a vontade da comunidade acadêmica”, afirmou Cicília Maia, após confirmar o projeto de reeleição.
Dentro da Universidade a chapa Cicilia-Chico Dantas é vista como imbatível, tendo em vista o trabalho que eles vêm realizando. A gestão Cicilia, inclusive, entra para a história com a conquista da autonomia financeira da instituição, que era uma luta de décadas.
De acordo com o calendário eleitoral, o prazo para registrou de candidatura encerra-se nesta quarta-feira, 4. A campanha eleitoral será realizada no período de 17 de fevereiro a 14 de março de 2025; e professores, técnicos e estudantes vão às urnas no dia 18 de março.
Para a realização das eleições, será adotada a plataforma web Sistema Integrado de Gestão de Eleições (SIGEleição). A publicação do resultado está prevista para o dia 19 de março. No dia 14 de abril, será feito o envio à governadora do Estado dos nomes dos eleitos pela comunidade acadêmica.
Por meio da portaria Nº 107/2024-GR/UERN de 12 de novembro de 2024, foram nomeados para conduzir o processo eleitoral: Armando Lúcio Ribeiro; Ceres Germanna Braga Morais; Geovani Carlos de Andrade Filho; Jônatas Marques de Andrade; Juce Ally Lopes de Melo; Marcicleide Pereira Lins; e Venaide Maia Dantas.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.