Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 07h30 | 10 Dez 2024 | Coluna César Santos - 10 de dezembro de 2024

Crédito da foto: Ilustrativa Eleições municipais de 2024

TRANSFERÊNCIA EM MASSA DE ELEITORES

Reportagem da Folha de S.Paulo mostra que as eleições de 2024 abrigaram a suspeita de uma fraude envolvendo pequenos e médios municípios de vários estados do País, em um possível esquema até agora pouco visível na lista dos malfeitos eleitorais: a compra de votos em massa por meio da transferência coletiva e ilegal de títulos de eleitores entre um município e outro.

O jornal mapeou nos últimos meses na Justiça Eleitoral e na Polícia Federal prisões, operações e investigações que se espalharam pelo País em decorrência de transferências em bloco de domicílio eleitoral, o que em algumas cidades pode ter sido determinante para a eleição fraudulenta de prefeitos e vereadores.

“Dados colhidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 82 municípios - a grande parte deles com menos de 10 mil habitantes - viram seu eleitorado crescer entre 20% e 46% só com a transferência de títulos de outras cidades”, diz a reportagem.

“Devido a isso, 58 dessas cidades vivem a inusitada situação de terem mais eleitores formais do que a população residente”, destaca.

No RN, embora não seja citado no material da Folha, chama a atenção o que ocorreu em Tibau, distante 42 quilômetros de Mossoró. O município de 5.382 (Censo 2022) registrou 9.928 eleitores este ano. Só nos três primeiros meses de 2024, mais de 800 eleitores transferiram títulos de Mossoró para Tibau.

O mesmo ocorreu em municípios pequenos como Pureza, Itaipu, Ielmo Marinho e São José do Mipibu.

Essa nova modalidade de captação de votos chama a atenção da Justiça Eleitoral e pode trazer problemas a quem se beneficiou do esquema. Anote.

 

FRASE

“Já tentaram matar o PT e não conseguiram. Não podem pedir agora que o PT se suicide”

GLEISI HOFFMAN – Presidente do PT ao afirmar que movimento ao centro é “suicídio” do partido

 

BASTIDORES

Se conseguir o apoio dos seis eleitos pela oposição, o vereador reeleito Genilson Alves será candidato a presidente da Câmara Municipal de Mossoró, independente do apoio do prefeito Allyson Bezerra. Nos bastidores, tem dito que conta com os votos dos sete vereadores reeleitos pelo União.

 

SÓ QUE...

Allyson Bezerra já mandou recado para os sete vereadores do União: se quiserem ser independentes na escolha do presidente da Câmara devolvam os cargos e serviços (bem pagos) na máquina municipal. O chefe do Palácio da Resistência não aceita ser contrariado. Quem achar ruim, saia.

 

DE RIO A RIO

O projeto “De Rio a Rio”, de André da Mata, anuncia tributo a Bezerra da Silva, que fez história como referência do coco e do samba e que melhor representou as favelas e os morros. A edição será realizada sexta-feira, 22, no Memorial da Resistência, com a presença do filho Ítalo Bezerra. Às 22h.

 

AÇÃO SOCIAL

O bispo dom Francisco de Sales anunciou a criação da “Casa da Esperança” para acolher pessoas em situação de rua em Mossoró. O líder da Igreja Católica local pediu o apoio da sociedade para instalar a casa no centro da cidade, com inauguração prevista para 2025.

 

COMPLEXO

O novo complexo viário de Mossoró já recebeu 2 quilômetros de asfalto e está em ritmo previsto no cronograma. O complexo vai ligar as BRs 110, saída para Areia Branca, com a 304, saída para Fortaleza-CE. Obra realizada pela gestão Allyson Bezerra (União Brasil), com recursos do Governo Federal, conseguidos pelo senador Rogério Marinho (PL).

 

SAIU

O ex-candidato a prefeito de Mossoró Gutemberg Dias deixou o PCdoB depois de mais de duas décadas de militância. Mas avisa: não deixou a atividade política.

 

É NOTÍCIA

1 - A Facene de Mossoró está concluindo a formação da primeira turma de bacharelado de graduação em Medicina. A solenidade de colação de grau será realizada no dia 18 deste mês, no Thermas Hall, às 18h.

2 - Começou o ciclo natalino com horário diferenciado no comércio de Mossoró. Nesta semana, até às 19h. Entre os dias 16 e 23 o funcionamento vai até às 20h. No dia 31, o comércio abre até às 14h.

3 - O Governo do RN está concluindo a primeira fase do programa de restauração de estradas, alcançando 500 quilômetros de RNs. Para 2025, serão mais 700 quilômetros.

4 - O RN tem 88.703 CNPJs devedores, cerca de 1,2% do total nacional. Essas empresas somam 300.355 dívidas. Elas podem negociar as dívidas no Feirão Limpa Nome até dia 20.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO