Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 07h45 | 20 Dez 2024 | Coluna César Santos - 20 de dezembro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Segunda fase do pograma de restauração de estradas depende de nova operação de crédito

GASTOS COM PESSOAL TRAVAM OPERAÇÃO DE CRÉDITO NO RN

O Governo do Rio Grande do Norte não recebeu a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para contratar novo empréstimo junto ao Banco Mundial na ordem de 180 milhões de dólares, cerca de R$ 1 bilhão de reais.

O empecilho é o aumento de despesas com pessoal, que ultrapassa o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O governo está trabalhando para reverter a decisão e, por consequência, contratar o empréstimo em 2025.

O argumento do governo é que não se trata de um novo empréstimo, mas de uma extensão do contrato com o Banco Mundial assinado no governo Rosalba Ciarlini (2011-2014) que viabilizou investimentos de 560 milhões de dólares por meio do projeto RN Sustentável.

A operação de crédito é muito importante para o governo investir na segunda fase do programa de restauração das rodovias estaduais que prevê a recuperação de 700 quilômetros de estradas.

A segunda fase das obras seria executada com recursos do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF), mas o Estado não receberá a parcela de R$ 400 milhões prevista para o próximo ano, pelo mesmo motivo que a STN vetou a nova operação de crédito com o Banco Mundial, ou seja, o descumprimento da meta de redução de despesas com pessoal.

 

FRASE

“O prefeito Allyson Bezerra se apropriou dos recursos que seriam do Legislativo”

LAWRENCE AMORIM – Presidente da Câmara de Mossoró sobre a redução de repasses do duodécimo

 

COMUNICAÇÃO

A jornalista e professora Cris Vidal será a secretária de Comunicação da gestão Paulinho Freire (União Brasil) em Natal. E o advogado Sérgio Freire, irmão do prefeito eleito, responderá pela Casa Civil. Até sexta-feira, 27, Paulinho anunciará todos os secretários de sua administração.

 

DEFINIDO

O prefeito reeleito Allyson Bezerra (União) já decidiu quem fica e quem entra no secretariado da segunda gestão. O time está formado. A forma de divulgação é que ainda não foi definida. O chefe do Palácio tenta encontrar um modelo de anúncio em que ele apareça mais do que a lista de auxiliares.

 

NA MIRA

Duas ações estão prontas em Mossoró para pedir a cassação das chapas de vereador da Federação Brasil (PT/PCdoB/PV) e do partido REDE, por supostas candidaturas laranjas. Os mísseis palacianos serão disparados para atingir Marleide Cunha e Plúvia, do PT, e Vavá, do REDE.

 

OPORTUNIDADE

Brava Energia tem vagas abertas de Jovem Aprendiz para mulheres pretas no Rio Grande do Norte e no Ceará. São cinco vagas em Mossoró, Macau, Areia Branca e Icapuí. A oportunidade é voltada exclusivamente para mulheres pretas. Inscrição no site da Brava Energia.

 

OITICICA

O complexo hídrico Oiticica será inaugurado em março de 2025. Obra está praticamente concluída. A data foi reservada a pedido do presidente Lula, que quer se fazer presente. A governadora Fátima Bezerra também convidou a ex-presidente Dilma Rousseff, que deu início às obras.

 

INVASORES

A Assembleia Legislativa aprovou projeto que pune invasores de propriedades privadas, tanto rurais quanto urbanas, em todo o RN. De autoria do deputado Gustavo Carvalho, a iniciativa visa conter ação do MST no estado.

 

É NOTÍCIA

1 - O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), está no Cafezinho com César Santos da semana. Entre outras coisas, ele fala sobre o seu futuro político. Confira na edição deste sábado.

2 - Nesta data, em 1950, o Tribunal Regional Eleitoral do RN proclamava a vitória de Jerônimo Dix-sept Rosado Maia ao Governo do Estado, tendo como vice Sylvio Pedrosa. Ele foi eleito com 101.690 votos.

3 - Em 2003, nesta data, o presidente Lula, em seu primeiro governo, desembarcava em Mossoró para anunciar o projeto de reforma agrária na Maísa. Prometeu que seria a nova Arizona, mas nunca aconteceu.

4 - O conjunto Odete Rosado celebra sete anos hoje. Inaugurado em 2017 como primeiro projeto do “Minha Casa, Minha Vida” em Mossoró.

 

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO