ECONOMIA E POLÍTICA
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, encerrou a tensa semana tomando café da manhã com os jornalistas, nesta sexta-feira, 20.
Falou sobre o que ele considera “escorregada” do dólar, a aprovação do ajuste fiscal no Congresso, mostrou-se otimista com a economia a partir de 2025 e respondeu sobre sucessão presidencial.
Apesar do momento tenso na economia, das desconfianças do mercado financeiro sobre a capacidade do governo de reequilibrar suas contas e promover um superávit fiscal para conter a dívida pública, Haddad avaliou que o governo tem condições de chegar forte às eleições 2026.
E, sondado se ele seria o nome, a resposta foi “não”, para justificar: “Acredito que o presidente Lula tem todas condições de chegar competitivo em 2026, estando atento ao que precisa ser feito.”
Ok.
Agora, Haddad sabe que ele é plano “B”, caso Lula não reúna as condições ideais, inclusive de saúde, para enfrentar a disputa presidencial.
Se as eleições fossem hoje, talvez o titular da Fazenda fosse o nome para enfrentar as ruas. Lula não arriscaria a despedida com derrota nas urnas. As pesquisas atuais são bem preocupantes.
Ele tem 2025 inteiro para se recuperar e entrar 2026 em condições de pedir o último mandato aos brasileiros.
FRASE
“Não me entendo como candidato em 2026”
FERNANDO HADDAD – Ministro da Fazenda
DUODÉCIMO
A Câmara Municipal de Mossoró aprovou o orçamento do município 2025 reduzindo o valor de repasse do próprio duodécimo, de 6% para 5%. O projeto enviado pelo prefeito Allyson Bezerra (União), alterando o projeto da LDO do próprio Executivo, foi aprovado pela bancada governista.
SUBSERVIÊNCIA
Essa não é a primeira vez que a bancada governista atua contra a própria Câmara. Em novembro, a base de Allyson Bezerra derrubou projeto que parcelava a dívida da Casa com o Previ-Mossoró. Por consequência, houve retenção de quase R$ 600 mil e os próprios vereadores ficaram sem salário.
JÁ VAI TARDE
A votação do orçamento foi concluída nesta sexta-feira, 20, encerrando a atual legislatura, que é considerada a pior da história da Câmara Municipal de Mossoró. A maioria esmagadora de governistas transformou a Casa em puxadinho do Executivo. Logo, o Legislativo não cumpriu a sua missão.
FACULTATIVO
A governadora Fátima Bezerra decretou ponto facultativo nos dias 24 e 31, véspera de Natal e Ano Novo. A medida não se estende às unidades e aos serviços considerados essenciais, como saúde, por exemplo.
FORÇA DO RN
A SPIC Brasil anunciou investimento de R$ 755 milhões em dois novos parques eólicos no Rio Grande do Norte. Os complexos Paraíso Farol e Pedra de Amolar estarão localizados no município de Touros. Serão 17 aerogeradores, com capacidade instalada de 105,4 MW, o suficiente para abastecer 280 mil residências por ano.
CONVIDADO
O prefeito Allan Silveira, que concluirá oito anos de mandato em Apodi, só não será secretário de Recursos Hídricos do RN se não quiser. O convite foi feito pelo vice-governador e futuro candidato a governador Walter Alves, que controla a pasta.
É NOTÍCIA
1 - Há exatos 50 anos, o centro comercial de Mossoró ganhava a Loja Paulirmãos, na rua Coronel Gurgel. Investimento dos irmãos Francisco Cipriano e Luiz Teotônio de Paula. A bênção foi dada pelo bispo diocesano dom Gentil Diniz Barreto.
2 - Em 1977, nesta data, o governador Tarcísio Maia de Vasconcelos Maia inaugurava duas escolas estaduais em Mossoró: Professor José Nogueira, no bairro Santo Antônio, e Dr. Lavoisier Maia, no Nova Betânia.
3 - Hoje completa 19 anos da partida do professor e pesquisador Vingt-un Rosado, o maior nome da história da Esam, depois transformada em Ufersa.
4 - Hoje tem apresentação dos corais Daulinho e Sal da Terra no projeto “Estação Luz”, instalado na Estação das Artes Elizeu Ventania. A partir das 18h.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.