Segunda-Feira, 06 de janeiro de 2025

Postado às 11h00 | 28 Dez 2024 | Coluna César Santos - 28 de dezembro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Sede da Câmara Municipal de Mossoró

VAI SER PIOR

A nova formação da Câmara Municipal de Mossoró, que tomará posse na próxima quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, terá apenas 8 vereadores da atual formação e 13 novatos.

Numericamente, com quase 70% de debutantes, o sentimento seria de esperança por uma Legislatura inovadora, em que o Poder Legislativo pudesse se fazer respeitar a partir de atuação independentemente e de respeito entre os Poderes.

Mas isso não vai acontecer.

E, muito provavelmente, a subserviência ao prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) será ainda maior em relação à péssima Legislatura que está se encerrando.

Veja que dos oito vereadores que renovaram o mandato, sete são da atual base aliada, e dos 13 novatos, apenas 3 farão oposição. Além disso, na bancada governista, levando em conta 16 eleitos e reeleitos, pelo menos 13 são 100% controlados pelo chefe do Executivo.

A maioria deles obteve sucesso nas urnas com a estrutura do próprio prefeito, logo, não exigirão respeito do Palácio.

Essa turma está pendurada no cabide de empregos da máquina pública, com parentes e aderentes.

Portanto, o sentimento é de pessimismo.

A nova formação da Câmara assumirá totalmente contaminada pela mosca azul.

Sobrará subserviência; faltará vergonha na cara.

Anote.

 

FRASE

“Tem tempo de plantar e tempo de colher; estamos iniciando o tempo de colher”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN projeta 2025 como o ano de realizações

 

SEM MUDANÇA

No café da manhã com a governadora Fátima Bezerra (PT), o titular da coluna perguntou: vai ter reforma no secretariado? A chefe do Executivo potiguar foi direta: “Nesse momento, não estamos cogitando.” Em seguida, porém, ressaltou: “Se houver necessidade, em outro momento, faremos.”

 

SALÁRIOS

Fátima Bezerra confirmou que até o dia 31 sancionará o projeto que cria a nova política salarial dos servidores públicos do estado. Assegurou que o governo cumprirá a recomposição salarial em 2025 e 2026, conforme negociado com as categorias do funcionalismo público estadual.

 

HOSPITAL

Também no café com os jornalistas, Fátima Bezerra anunciou o edital para a construção do Hospital Metropolitano de Trauma e Neurocirurgia da Grande Natal. A unidade será construída em Parnamirim com investimento de R$ 190 milhões, dinheiro do PAC 3. A obra ficará pronta em 2026.

 

PONTE

O Dnit está concluindo a construção da ponte da BR-304, altura da cidade de Lajes, que foi levada pelas águas no primeiro semestre deste ano. A liberação da nova ponte deverá ocorrer na próxima segunda-feira, 30.

 

DÉCIMO

O Governo do RN não tem dinheiro para pagar o 13º salário integral ainda 2024, conforme determinou a Justiça e vai cumprir o calendário que havia estabelecido. O pagamento da gratificação natalina será concluído no dia 10 de janeiro. A Procuradoria do Estado recorre das decisões a favor do pessoal da Educação e Saúde.

 

ENERGIA SOLAR

O RN registrou alta de 45,5% no número de unidades de geração de energia solar. Trata-se do melhor desempenho entre os estados do Nordeste em 2024. O RN também aumentou em 20,2% capacidade de geração por placas fotovoltaicas.

 

É NOTÍCIA

1 - Nesta data, em 1978, Mossoró passava a contar com o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), inaugurado pelo então governador Tarcísio Maia. A princípio, o Itep funcionou na rua Wenceslau Brás, em casa alugada pelo prefeito João Newton da Escóssia.

2 - O prefeito Allyson Bezerra (União) mandou reabrir o Teatro Municipal Dix-huit Rosado para a sua posse, no dia 1º de janeiro de 2025. O templo da cultura de Mossoró está fechado desde fevereiro deste ano. O prefeito entende que a sua posse é um espetáculo teatral.

3 - A Caern acelera os serviços de prevenção para garantir água em Tibau no Ano-Novo. A cidade-praia espera 100 mil visitantes.

4 A primeira etapa da duplicação da BR-304 será licitada no segundo semestre de 2025, e começa por Mossoró-Assú.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO