Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 07h30 | 04 Jan 2025 | Coluna César Santos - 4 de janeiro de 2025

Crédito da foto: Ilustrativa Governadoria no Centro Administrativo

2026 JÁ É BEM ALI

Estamos a pouco mais de 20 meses da sucessão estadual, mas como o tempo está passando voando na política, é possível conjecturar sobre a disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Vamos lá: cinco nomes estão no tabuleiro sucessório: vice-governador Walter Alves (MDB), prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União), senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos) e o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos).

Três são mais prováveis:

1 - Walter, que será governador a partir de abril de 2026, quando a governadora Fátima Bezerra (PT) renunciará para disputar o Senado, terá a candidatura à reeleição de forma natural.

2 – Allyson Bezerra que já está em plena atividade de campanha utilizando pesquisas eleitorais, visitas e atração de apoios, é dado como certo.

3 – Rogério já disse que será o nome do bolsonarismo ao Governo do RN.

No caso de Styvenson Valentim, ele só aceitará o desafio se tiver alguma chance de vitória, o que não é provável agora.

E Álvaro Dias disse que se não for possível disputar o governo, poderá ser candidato a senador ou a deputado federal.

Pois bem.

Esses cinco nomes vão estar no noticiário político daqui pra frente e, provavelmente, trabalhando nos bastidores para viabilizar os seus projetos eleitorais.

Se hoje a coluna fosse chamada para opinar, diria que a disputa seria polarizada entre Walter e Allyson, sem descartar o poder de articulação de Rogério Marinho.

É por aí...

 

FRASE

“Vereadores e servidores não têm culpa de uma má gestão”

GENILSON ALVES – Novo presidente da Câmara de Mossoró alfinetando o antecessor Lawrence Amorim

 

DUODÉCIMO

A Câmara Municipal de Mossoró receberá o duodécimo completo em janeiro e mais um “extra” para pagar os salários atrasados de vereadores e assessores. Compromisso firmado pelo prefeito Allyson Bezerra (União) com o novo presidente Genilson Alves (União). Não faltará dinheiro.

 

DUODÉCIMO II

Ao pé da letra, o prefeito Allyson estará apenas devolvendo os recursos da Câmara Municipal, que ele reteve para prejudicar a gestão do ex-presidente Lawrence Amorim (PSDB). Na gestão passada, o Legislativo deixou de receber mais de R$ 14 milhões, sendo R$ 8 milhões só em 2024.

 

PREPARADO

Lawrence Amorim tem dito aos mais próximos que está preparado para ataques que venham ser lançado por seu sucessor Genilson Alves. Ele não vai ficar calado para que a versão do atual mandatário vire verdade. Lawrence ficará de sentinela para devolver com a mesma potência que receber.

 

CANETA SANTA

O bispo dom Francisco de Sales está concluindo o processo de reformulação na Diocese de Santa Luzia. Nesta semana, o líder religioso nomeou novos auxiliares e vigários paroquianos. Dentro do processo, a mudança mais sentida pelos fiéis foi a transferência do padre Flávio Augusto de Mossoró para Paróquia de Pau dos Ferros.

 

HELOÍSA LEÃO

Neste domingo, 5, completa 67 anos que a professora Heloísa Leão de Moura entrava para a história como a primeira mulher vereadora de Mossoró. Deixou legado na política e na educação. Seu nome está eternizado na Escola Municipal do bairro Bom Jesus e em uma rua no bairro Rincão.

 

SEGUE

Na mesma data da eleição de Heloisa Leão, o deputado Antônio Rodrigues de Carvalho era eleito prefeito de Mossoró, pelo PTB, para suceder o prefeito Vingt Rosado.

 

É NOTÍCIA

1 - Morreu Tony Filho, um dos melhores comunicadores do rádio mossoroense. Fez história nos microfones da Rádio Rural. Faria 74 anos no dia 5 de abril. O sepultamento ocorreu na tarde desta sexta-feira, em Mossoró.

2 - Neste domingo, 5, completam oito anos que a Assembleia de Deus assumia o controle da Rádio Libertadores, adquirida do ex-senador José Agripino. Hoje a emissora tem uma programação 100% evangélica.

3 - O Verão das Antigas agita Tibau na tarde/noite deste sábado, 4, com o baiano Netinho e a rainha do forró cearense Eliane. É a melhor festa da alta estação de Tibau, no Álibi, a partir das 17h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO