Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 14 Jan 2025 | Coluna César Santos - 14 de janeiro de 2024

Crédito da foto: Reprodução Lula X Bolsonaro

LULISMO X BOLSONARISMO. E SÓ

A nova pesquisa do Instituto Paraná, realizada entre os dias 7 e 10 de janeiro, confirma o cenário de confronto entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL).

Os dois lideram a corrida presidencial em todos os cenários e se alternam quando o levantamento coloca a possibilidade de candidatura de Pablo Marçal (PRTB).

Com Pablo, Lula aparece com 34,0% contra 30,9% de Bolsonaro; sem Pablo, Bolsonaro lidera com 37,3% contra 34,4% de Lula.

Veja que mesmo inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ex-presidente Bolsonaro segue forte na faixa eleitoral. Isso ocorreu porque os dois lados que dividem o país não desceram do palanque desde a disputa de 2022.

Lulista e bolsonaristas seguem no centro da arena com as suas respectivas torcidas. Isso significa que mesmo Bolsonaro inelegível e Lula com dificuldades para governar, eles estarão no centro da disputa presidencial de 2026.

Não há espaço para uma nova alternativa até porque o chamado “Centrão” está muito mais insaciável por cargos e emendas pix do que na construção de um projeto para o Brasil.

Portanto, 2026 será mais um capítulo do “nós” contra “eles”, lulistas x bolsonaristas, direita x esquerda... No máximo, no máximo, aparecerá o “Padre Kelmon” como bobo da corte.

Nada mais.

 

FRASE

“Sim, o nosso nome está a disposição para fazer um mandato itinerante pelo RN”

LUDIMILLA OLIVEIRA – Ex-reitora da Ufersa confirmando que pretende ser candidata a deputada federal em 2026

 

BOLSONARISTA

A ex-reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, vai sair do União Brasil para o PL. Bolsonarista assumida, a professora doutora pretende fortalecer o palanque da direita em 2026. Ela confessou ao jornalista Ismael Sousa que se colocará a disposição para disputar um mandato na Câmara dos Deputados.

 

PROJETO DO PL

Na passagem por Tibau, além de confirmar a sua pré-candidatura a governador do RN, o senador Rogério Marinho garantiu que o PL terá nome competitivo ao Senado e chapas à Câmara dos deputados e à Assembleia Legislativa. De Mossoró, um nome forte recebeu convite do senador.

 

BOCA DO POVO

Não são apenas os shows que estão movimentando os fiéis de São Sebastião, em Caraúbas. Entre um forró e outro, a pauta mais comentada é a possibilidade de o ex-prefeito Juninho Alves ser candidato a deputado estadual em 2026. Tio do novo prefeito Givago, ele não assume, nem descarta.

 

SINAL DE ALERTA

Lula (PT) inicia a segunda metade do seu terceiro governo com 42,6% do ruim ou péssimo e 38,8% de ótimo ou bom. Outros 22,5% tacharam a gestão de regular e 1,1% não souberam avaliar ou não opinaram. Os dados são do Paraná Pesquisa.

 

LASCADOS

Dados do Sicredi apontam que 45,67% da população adulta do Rio Grande do Norte entram o ano endividados. Com dados relativos ao mês de outubro de 2024, o valor médio das dívidas é de R$ 1.457,48. É o terceiro maior percentual de inadimplência do Nordeste.

 

AZUL

O Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo, está tentando convencer a Azul Linhas Aéreas a manter o voo comercial no aeroporto de Mossoró. Até aqui, a companhia mantém a decisão de encerrar as atividades no dia 10 de março. As tratativas seguem.

 

É NOTÍCIA

1 -Conhecidas as notas do Enem 2024, agora alerta para o período inscrições para o Sisu, que começa na próxima sexta-feira, 17, e segue até 21 de janeiro. Uern e Ufersa oferecem mais de 5 mil vagas nas dezenas de cursos de graduação.

2 - O Baraúnas celebra 65 anos de fundação. Fundado em 1960, nesta data, por um grupo de desportistas liderados por Zoivo Barbosa e Expedito Bolão. Francisco Martins de Medeiros foi o seu primeiro presidente.

3 - Há 20 anos, a governadora Wilma de Faria inaugurava a Faculdade de Medicina da Uern, com estrutura anexa ao Hospital Tarcísio Maia. Luta vitoriosa liderada pela ex-deputada Sandra Rosado (PSB).

4 - Nesta data, em 2010, era iniciada o complexo viário Abolição, a maior obra de mobilidade da história de Mossoró.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO