Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 15 Jan 2025 | Coluna César Santos - 15 de janeiro de 2025

Crédito da foto: Reprodução Prefeita Marianna Almeida, de Pau dos Ferros

POLÍTICA DO ALTO OESTE

A prefeita de Pau dos Ferros, Marianna Almeida (PSD), perdeu a disputa pela presidência da Associação dos Municípios do Alto e Médio Oeste Potiguar (AMOP).

Por um fio.

Ela empatou em votos (22 a 22) com o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão (PP), mas viu o adversário ficar com o cargo por critério de idade. Em caso de empate, o mais idoso é proclamado eleito.

Marianna se empenhou para ganhar o comando da entidade, vista como importante para ela articular, junto aos prefeitos de mais de 40 municípios do Médio e Alto Oeste, a sua provável candidatura à Assembleia Legislativa em 2026.

A cobiça da prefeita pau-ferrense chamou a atenção de deputados estaduais da região, que carregaram energia na postulação de Pezão. Os parlamentares sabem que Marianna é uma forte concorrente pelo voto na chamada “Tromba do Elefante”.

O fracasso desta terça-feira, 14, porém, não desestimula a jovem prefeita.

Marianna seguirá na faixa eleitoral e muito provavelmente disputará um mandato de deputada estadual.

De olho no momento está Nilton Figueiredo, ex-prefeito e maior líder político de Pau dos Ferros da atualidade. Ele torce por Marianna para voltar ao poder por meio de sua filha, médica Lara Figueiredo, atual vice-prefeita.

Está desenhado.

 

FRASE

“Eu sonhava em passar em medicina, mas eu nunca sonhei em tirar nota mil”

ANNA BEATRIZ – Estudante de Baraúna, única do RN a gabaritar na redação do Enem 2024

 

FEMURN

A Federação dos Municípios do RN elege o seu novo presidente nesta quarta-feira, 15. O ex-prefeito Babá (PL), de São Tomé, enfrenta o prefeito Pedro Henrique (PSDB), de Pedra Grande. A oposição ao governo Fátima Bezerra (PT) aposta as fichas em Babá para ter de volta o controle da Femurn.

 

RECADO

A escolha do professor Leonardo Dantas, do IF, para a Educação, é recado do prefeito Allyson Bezerra para a sua bancada de vereadores que queria o controle da pasta. Assim como fez com a Saúde, nomeando o amigo engenheiro Almir Mariano, o prefeito não aceita dividir a estrutura da Educação.

 

ISENÇÃO

O ministro Fernando Haddad assegura que a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até dois salários mínimos será mantida em 2025. Mas tem um porém: depende da aprovação de projeto de lei que atualiza o Orçamento Geral do ano. A faixa de isenção continua em R$ 2.824 por mês.

 

NOMEADO

O jornalista e poeta Crispiniano Neto é o novo secretário de Turismo de Porto do Mangue. Aceitou o convite feito pelo prefeito Francisco Antônio Faustino, o Dino, para potencializar o turismo como atividade econômica. Crispiniano foi candidato a vice-prefeito da Serra do Mel nas eleições 2024, sem êxito.

 

AVENIDA

A partir desta quinta-feira, 16, e até o dia 23, trechos das Avenida Presidente Dutra estarão totalmente interditados para trânsito. Intervenção necessária para a conclusão da obra de duplicações das pontes. Os motoristas devem procurar vias alternativas para evitar maiores transtornos.

 

VERÃO

O Plano Verão 2025 da Neoenergia Cosern teve investimento de R$ 33 milhões. A concessionária reforçou o sistema em mais de 100 áreas de veraneio em todas as regiões do estado.

 

É NOTÍCIA

1 - Hoje completa 30 anos da partida de Ney Pontes Duarte, patrono da Biblioteca de Mossoró. Foi ele que fez a doação de centenas de livros para o acervo municipal.

2 - Há um ano era iniciada a construção do Centro Comercial ao lado do Mercado Público Manoel Teobaldo dos Santos. A obra seria entregue em oito meses. Ainda não foi concluída.

3 - Hoje tem Limão com Mel na sexta noite de shows da Festa de São Sebastião, em Caraúbas. O cantor potiguar Núzio Medeiros fará a “janela” com artistas da terra. A partir das 20h.

4 - Prepare o bolso que os combustíveis vão ficar mais caros a partir do dia 1º de fevereiro. O preço da gasolina subirá 7,1% e o diesel, 5,3%. E o cenário seguirá incerto com forte pressão nos próximos meses.

Tags:

Coluna César Santos
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO