Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 12h30 | 16 Jan 2025 | Coluna César Santos - 16 de janeiro de 2025

Crédito da foto: Cedida Moradores de Cajazeiros atendidos em sombra de árvore

CONSEQUÊNCIAS DOS 78%

O atendimento médico em sombra de árvore não é um fato isolado em Mossoró. Em 2023, o Jornal de Fato mostrou um médico receitando pacientes nessa situação em ambiente dividido por galinhas, cães e gatos. Isso ocorreu na localidade da Barrinha.

Agora, foi a vez dos moradores da comunidade Cajazeiras, também na zona rural, denunciarem a precariedade do serviço.

Na edição desta quarta-feira, 15, o Jornal de Fato repercutiu a denúncia feita por moradores documentada em fotos que mostram um agente de saúde trabalhando em sombra de uma árvore e pacientes sentados em cadeiras improvisadas.

Os problemas detectados em 2023 são os mesmos de agora. A gestão do prefeito Allyson Bezerra (União) pouco ou nada fez para resolver os problemas da saúde pública municipal. E, provavelmente, assim continuará.

Reeleito com 78,02% dos votos, certamente ele entende que o povão está satisfeito e que não precisa ser tratado de forma decente.

São as consequências de quando o poder midiático manobra a massa.

 

FRASE

“Vamos ajustar as pendências que os municípios têm perante o Estado e a União”

BABÁ PEREIRA – Novo presidente da Federação dos Municípios do RN sobre a principal pauta de sua gestão

 

NEGÓCIO

O novo líder governista na Câmara Municipal de Mossoró, Alex do Frango (PSD), terá como a “grande” missão em 2025 articular a autorização da Casa para o prefeito Allyson Bezerra (União) entregar o terreno do Estádio Nogueirão à iniciativa privada. O bem público está avaliado em R$ 45 milhões.

 

NEGÓCIO II

Allyson Bezerra deseja fazer negócio com o Nogueirão desde que assumiu o mandato em 2021. O primeiro passo foi a municipalização, mesmo sem ter a legalidade dos documentos. O passo seguinte foi a destruição e o fechamento do estádio, ocorrido em 2024, para justificar a venda.

 

NEGÓCIO III

Com 16 dos 21 vereadores no plenário da Câmara, Allyson Bezerra não terá dificuldade de aprovar pedido para negociar o terreno de quatro hectares do Nogueirão. Ele também acredita que terá a simpatia do Ministério Público e do Judiciário para fazer a transação. O prefeito está doido para bater um bolão.

 

FORTALECIDO

O PL do senador Rogério Marinho elegeu o presidente da Femurn, Babá Pereira (ex-prefeito de São Tomé), e o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (AMLAP), Gustavo Santos (prefeito de Nísia Floresta). Duas entidades importantes para o processo político do RN, que certamente estarão com Marinho nas eleições 2026.

 

MAIS DINHEIRO

A Prefeitura de Mossoró vai receber do Ministério da Saúde de mais de R$ 1,5 milhão para ações de fortalecimento do atendimento à população. Recursos do Piso Fixo de Vigilância em Saúde para o fortalecimento das ações de vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental.

 

ATENÇÃO

Evite a Avenida Presidente, trecho que envolve as pontes que estão sendo restauradas e que serão interditadas a partir de hoje. Procure vias alternativas.

 

É NOTÍCIA

1 - As operações Pix sofreram queda de 10,9% entre os dias 4 e 10 de janeiro em relação ao mesmo período em dezembro de 2024. Consequência da onda de fake news e de uma série de dúvidas a respeito da tributação.

2 - A posse do padre Flávio Augusto na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Pau dos Ferros, terá cerimonial cívico, procissão motorizada e celebração eucarística. Será no último sábado de janeiro, 25.

3 - Mossoró perde com a partida de José Montgomery Ferreira Soares, consagrado como “Mont Som”. O mestre da sonorização não suportou complicações graves no coração. Fará falta.

4 - A dupla Matheus e Kauan é a atração principal da noite da Festa de São Sebastião, na praça de eventos de Caraúbas. Tem ainda Kelvy Pablo e artistas da terra, a partir das 20h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO