Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 08h45 | 17 Jan 2025 | Coluna César Santos - 17 de janeiro de 2025

Crédito da foto: Jornal de Fato Vista aérea de Mossoró

O OESTE PODE MAIS

Dos 24 deputados estaduais do Rio Grande do Norte, apenas cinco têm origem e fazem política na região Oeste:

Dr. Bernardo (PSDB), de Almino Afonso;

Galeno Torquato (PSDB), de São Miguel;

Dr. Kerginaldo (PL), Tenente Ananias;

NeIlton Diógenes (PP), de Apodi;

Ivanilson Oliveira (União), de Baraúna.

Representa pouco mais de 10% da Casa Legislativa.

Ínfimo para a importância de uma região habitada por 1 milhão de pessoas e que representa enorme parcela do PIB potiguar, por meio da indústria de petróleo, sal, cimento, produção de frutas secas, comércio e serviços.

Por gravidade, o Oeste não recebe os investimentos que merecem. Daí, a necessidade de ampliar a representação na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e outros cargos de relevo.

Mossoró pode e deve puxar esse movimento. A cidade hoje conta apenas com o mandato da deputada estadual Isolda Dantas, bem diferente de antes quando Mossoró chegou a ter quatro deputados estaduais numa mesma Legislatura e dois deputados federais.

Esse é um cenário que deve ser levado em consideração nas eleições de 2026. Não apenas pela classe política, mas, principalmente, pelo eleitor, que pode valorizar o voto nos legítimos representantes da Região Oeste.

 

FRASE

“Diversos investigados passaram a sair do país, sob as mais variadas justificativas”

ALEXANDRE DE MORAES – Ministro do STF ao negar devolver o passaporte do ex-presidente Bolsonaro para ir à posse de Donald Trump nos EUA

 

MARACUGINA

Os ex-vereadores do União Brasil, derrotados pelas urnas 2024, só vão dormir depois que o site da Prefeitura coloca no ar o Diário Oficial do Município. Eles aguardam os cargos prometidos pelo prefeito Allyson Bezerra. Até aqui, nada. Alguns estão no limite, outros se agarram à maracugina.

 

NÃO DEU

O ex-vereador Naldo Feitosa (União) dava como certa a direção geral da oxigenada Fundação Aldenor Nogueira, prometida pelo prefeito Allyson. Não deu. O cargo ficou com Joésia Oliveira da Silva, da cota do presidente Genilson Alves (União). Feitosa será atendido de outra forma.

 

PÉ NA ESTRADA

O vice-governador Walter Alves (MDB) prepara o estoque de tênis para suportar a caminhada pelo Rio Grande do Norte. Ele percorrerá o Estado tão logo passar o período de férias. Walter sabe que precisa se aproximar mais das bases para viabilizar candidatura competitiva ao Governo do RN em 2026.

 

NOVA MISSÃO

Saudade Azevedo já está no batente, cuidando dos equipamentos de saúde no âmbito das regionais de Mossoró, Assú e Pau dos Ferros. A ex-secretária de Saúde de Mossoró assumiu a articulação regional do Oeste que engloba oito hospitais, 63 municípios e uma população de cerca de 1 milhão de pessoas. Competência, tem.

 

COTA

O Ministério Público emitiu recomendação para que o concurso público da Educação do RN cumpra a reserva legal de vagas para pessoas com deficiência. O certame oferece apenas 16 vagas de um total de 598 disponíveis, bem menos dos 10% estabelecidos por lei. As provas estão marcadas para este domingo, 19.

 

CHAPA

O bolsonarismo potiguar tem a chapa na ponta da língua para 2026: Rogério Marinho, governador; Styvenson Valentim e Álvaro Dias, senadores. O tempo dirá.

 

É NOTÍCIA

1 - O ministro Alexandre de Moraes decidiu que o ex-presidente Bolsonaro não vai para a posse do presidente Donald Trump nos Estados Unidos. Ele decidiu e está decidido. Ponto final.

2 - Há 110 anos, pela primeira vez, um trem entrava na Estação Ferroviária de Mossoró. A locomotiva “Alberto Maranhão”, dirigida pelo maquinista João Marques de Melo, inaugurava a estação - hoje das Artes.

3 - Nesta data, em 1947, acontecia a instalação do Rotary Club de Mossoró, por iniciativa de Enéas Negreiros. A primeira comissão contou com os rotarianos Vicente Sabóia, juiz Zacarias Gurgel e Aristídes Barcelos, gerente do Banco do Brasil.

4 - A Festa de São Sebastião, de Caraúbas, será animada hoje com shows de Henry Freitas, Eric Land e Amanda e Ruama. Na Praça de Eventos, às 20h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO