É PRECISO IR ALÉM DA RETÓRICA
Na agenda em Mossoró e no litoral da Costa Branca, a governadora Fátima Bezerra (PT) defendeu a discussão de estratégias para fortalecer o turismo regional como ferramenta importante de desenvolvimento econômico.
A governadora ouviu do trade turístico as necessidades urgentes, dentre elas, a inserção de Mossoró e região na pauta do turismo potiguar. E acenou positivamente.
Beleza.
Porém, é preciso transportar a retórica à prática.
Faz-se necessário, por exemplo, a Emprotur descobrir que por essas bandas as belezas naturais, a cultura e outras ferramentas esperam por políticas públicas para se firmarem na agenda do turismo potiguar.
Agora mesmo, a Emprotur instala estande na Feira Internacional de Turismo (FITUR), em Madri, na Espanha, para exibir as belezas naturais em torno de Natal. O estande potiguar no maior evento turístico do mundo tem como principal vitrine as praias de Ponta Negra, Galinhos, Pipa e Genipabu.
E nada do litoral da Costa Branca, das belezas serranas do Alto Oeste ou do atraente Mossoró Cidade Junina. É o pedaço do RN esquecido pela Emprotur.
Se essa visão míope não melhorar, o turismo regional não ultrapassará a linha da retórica. Infelizmente.
Em tempo: é muito pouco a luta para manter o único voo comercial no aeroporto de Mossoró.
FRASE
“Mossoró tem um potencial (turístico) extraordinário e vai crescer cada vez mais.”
FÁTIMA BEZERRA – Governadora durante reunião com o trade turístico de Mossoró e região
“NEOFACISMO”
Coube ao presidente Lua “lançar” a sucessão presidencial 2026. “Já estamos em campanha”, disse na primeira reunião do ano com seus ministros, realizada nesta segunda. Lula realçou que seu terceiro governo precisa corrigir os erros para evitar - palavras dele - a volta do “neofacismo” ao poder.
TÁ NO JOGO
O ex-presidente da Câmara de Mossoró, Lawrence Amorim (PSDB), ouviu da governadora Fátima Bezerra (PT) que ele será importante para o projeto 2026. Lawrence acompanhou a governadora na agenda do litoral da Costa Branca. Nos alpendres de Tibau, houve conversa (rápida) reservada.
TEMPORÁRIOS
A vereadora Marleide Cunha (PT) cobrou da governadora Fátima Bezerra (PT) sobre o 13º salário dos professores temporários. E ouviu que o governo está empenhado em conseguir uma solução possível em acordo com os órgãos de controle. Essa pauta que Marleide acompanha de perto.
AZUL
A governadora Fátima Bezerra tem reunião agendada com a diretoria da Azul Linhas Aéreas para o dia 31 de janeiro, em São Paulo. Na pauta, a permanência do voo comercial Mossoró-Recife-PE, que a companhia anunciou a suspensão para o dia 10 de março. Há possibilidade de reverter a decisão.
CONCURSO
Será divulgado hoje o gabarito preliminar da prova objetiva do concurso público da Educação do RN. Já o gabarito definitivo será publicado no dia 19 de fevereiro. Mais de 30 mil candidatos fizeram prova no domingo, 19, concorrendo as 598 vagas de professores e especialistas em educação.
RODOVIA
O Ministério dos Transportes crava que a duplicação da BR-304 será iniciada no segundo semestre deste ano. A obra será iniciada no trecho de 60 quilômetros entre Mossoró e Assú.
É NOTÍCIA
1 - O prefeito Souza (PP) anuncia que vai resgatar o prestígio do Carnaval de Areia Branca. Para isso, contratou duas dezenas de atrações para a Folia 2025, como Tatau do Araketu, o baiano Netinho, Raí Saia Rodada, Michele Andrade, entre outros.
2 - Fiéis de Santa Luzia estão organizando uma caravana para a solenidade de posse do padre Flávio Augusto na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Pau dos Ferros. A celebração está marcada para sábado, 25.
3 - Nesta data, em 1973, a professora Maria Gomes de Oliveira entrava para a história como a primeira mulher reitora da Universidade do Estado do RN, na época Regional (URRN).
4 - O presidente da Câmara de Natal, Eriko Jácome, será o próximo presidente da Federação das Câmaras Municipais do RN.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.