Terça-Feira, 11 de fevereiro de 2025

Postado às 07h00 | 08 Fev 2025 | Coluna César Santos - 8 de fevereiro de 2025

Saúde mental

SAÚDE MENTAL É UM DEVER DO ESTADO

O deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome (PL) levou para o plenário da Assembleia Legislativa o debate sobre a necessidade urgente de ampliar a rede de assistência à saúde mental do Rio Grande do Norte. O parlamentar criticou que o governo investe menos de 3% do seu orçamento na saúde mental, algo irrisório, diante do crescimento da demanda no Estado.

O problema acomete todas as famílias, independente do poder financeiro ou não.

O RN tem um número alto de depressivos, que precisam dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e, como no Estado não existe um programa efetivo, os municípios acabam bancando o alto custo.

O deputado Vivaldo Costa (PV), que também é médico, mencionou que estudos apontam para um aumento significativo de doenças mentais, inclusive entre crianças e adolescentes, com projeções indicando que até 2030 essa será a principal doença no mundo.

Em 2024, um relatório da OMS revelou que o transtorno mental frequente (depressão) afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, de todas as idades e classes sociais.

Em tempo: a garantia do direito constitucional à saúde inclui o cuidado à saúde mental. É um dever do Estado brasileiro que tem a responsabilidade em oferecer condições dignas de cuidado em saúde para toda população.

No Brasil, a política de saúde mental se pauta em princípios como a desinstitucionalização, o cuidado em liberdade e os direitos humanos.

 

FRASE

“O governo investe menos de 3% do seu orçamento na saúde mental; é muito pouco para a grande demanda que o estado tem”

DR. KERGINALDO JÁCOME – Deputado estadual sobre a falta de investimentos na saúde mental no RN

 

SILÊNCIO

A primeira gestão do prefeito Allyson Bezerra (União) transferiu para a segunda gestão um “rombo” de quase R$ 200 milhões nas contas públicas. O Jornal de Fato apresentou os números da rubrica “restos a pagar”, mas, até agora, o prefeito não tocou no assunto. Usa o silêncio como estratégia.

 

APARELHADO

A nova formação do Previ-Mossoró foi escolhida a dedo pelo prefeito Allyson Bezerra e vai conduzir o órgão fechado em copa. Os mais atentos afirmam que estão “aparelhando” a previdência dos servidores públicos municipais, para outros interesses. A gestão anterior, de Paulo Linhares, não permitiu.

 

ESTÁ FORA

O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PSD) se mudou para São Paulo. Tem promessa de ser encaixado no governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos), levado por Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais de SP. Assim sendo, Carlos está fora das eleições 2026 no RN.

 

FAMÍLIA

Os descendentes de Dix-neuf Rosado e Dona Odete estão organizando um encontro da família para ser realizado no dia 29 de março, às 15h, no Garbos Recepções. “Um dia para abrirmos portas e janelas de nossa história”, definem. Na ocasião, será lançada a biografia do casal. Na revista DOMINGO, encartada na edição de hoje, Noguchi Rosado conta um pouco da história vitoriosa do seu pai Dix-neuf Rosado.

 

RÁDIO

O suplente de senador Flávio Azevedo (PL) tem interesse de comprar o controle da rádio RPC de Mossoró, que pertence ao ex-deputado Carlos Augusto. A intenção é ampliar o seu sistema de comunicação que conta com o jornal Tribuna do Norte e a rádio Jovem Pan News.

 

PLANO B

Se não for possível comprar a RPC, Flávio Azevedo tem outra emissora de rádio de Mossoró na agulha.

 

É NOTÍCIA

1 - A segunda loja do McDonalds em Mossoró será inaugurada no início do segundo semestre deste ano. O investimento atenderá a demanda do concorrido bairro Nova Betânia, com instalação na rua Jornalista Jorge Freire.

2 - Assú sedia hoje a Feira de Artesãos Raízes do Vale, com programação diversificada organizada por grupo de artesãos da região. O evento será realizado no antigo Projeto Sertanejo, sede do DNOCS de Assú, das 18h às 22h.

3 - O ator mossoroense Igor Fortunato segue prestigiado na Globo. Ele fará o filme “Fábrica de Sonhos”, em comemoração aos 60 anos da TV Globo.

4 - O cantor, cordelista e escritor Marcus Lucenna lança neste sábado, 8h, a segunda edição do livro “As aventuras de Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz”. Às 10h, no espaço RustCafé.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
notícia
jornalismo

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO