Quarta-Feira, 19 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 12 Fev 2025 | Coluna César Santos - 12 de fevereiro de 2025

Crédito da foto: Reprpdução PSDB perdeu relevância no cenário político do Brasil

OUTRAS PLUMAGENS

“O PSDB agoniza e caminha para um enterro de indigente. Não se pode dizer que fará falta porque, insepulto, perdeu qualquer relevância.

O partido de Fernando Henrique Cardoso, a quem se deve a restauração do valor da moeda, deu a São Paulo dois grandes governadores, Franco Montoro e Mário Covas.

Quem hoje reclama da polarização política, na verdade expressa uma certa saudade do PSDB.

Elitistas e moderados, os tucanos foram a oportunidade perdida de uma social-democracia brasileira.

Civilizados, geralmente comprometidos com a moralidade pública, essa geração fugiu nos anos 80 e saiu (ou foi saída) de cena, substituída por variantes de coisa nenhuma”.

Nada a acrescentar ao texto do jornalista ítalo-brasileiro Elio Gaspari, publicado há dois dias na Folha de S. Paulo.

E apenas observar que o definhamento do tucanato segue no ninho potiguar, habitado por espécies de outras plumagens.

 

FRASE

“Agora, 2025, é um ano de colheita de tudo que plantamos com muito esforço”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora do RN na mensagem anual apresentada nesta terça-feira na Assembleia Legislativa

 

ABATE

O Ministério Público do RN tem a obrigação de apurar o que foi feito de subprodutos de bois abatidos no AFIM durante a gestão do ex-diretor Alex do Frango. Há relatos graves sobre a comercialização do sebo, bílis e intestinos bovinos. Ex-presidente da Câmara, Lawrence Amorim, está provocando.

 

TIK-TOK

“Não sou político Tik Tok”. Do senador Rogério Marinho (PL) endereçado ao ex-aliado prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União). Um aperitivo do que será em 2026 quando os dois se enfrentarão na disputa pelo Governo do RN. Marinho e Allyson já estão na pré-campanha eleitoral.

 

PROGRESSISTA

O deputado federal João Maia, presidente estadual do Progressistas, vai priorizar a formação de chapa à Câmara nas eleições do próximo ano. A sua reeleição está inserida em primeiro lugar. Quanto à disputa majoritária, o partido vai dialogar com todo mundo e escolher a melhor oferta.

 

RODOVIA

O edital de licitação para duplicação da BR-304 será lançado no dia 30 de abril, a contração da obra será feita em agosto e o início dos serviços em setembro. A primeira etapa contemplará 97 km, envolvendo os trechos Mossoró-Assú e Reta Tabajara-Riachuelo. Investimento de R$ 700 milhões, recursos oriundos do PAC 3.

 

CONFIRMADO

O presidente Lula agendou o dia 19 de março para inaugurar o Complexo Oiticica, na região Seridó. A obra iniciada na gestão de Dilma Rousseff, em 2014, ficou pronta uma década depois.

 

NO RASTRO

O jornalista Ismael Sousa noticiou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) visitará o Rio Grande do Norte em março. A princípio, consta na agenda Jucurutu, região do Seridó, e Pau dos Ferros, no Alto Oeste potiguar. Fará a rota da transposição do rio São Francisco no estado.

 

É NOTÍCIA

1 - O bispo dom Francisco de Sales oficializa a área missionária Santa Luzia e Nossa Senhora de Fátima, em Água Nova, no próximo sábado, 15. E empossará o padre José Mário como administrador.

2 - Professores e professoras de Mossoró realizam parada de advertência na próxima terça-feira, 18, na luta pela implantação do novo piso salarial do Magistério. A lei define o reajuste de 6,27%.

3 - Em 1961, nesta data, Mossoró perdia Cocota, o maior seresteiro da história da cidade. Irmão do Trio Mossoró, Cocota é lembrado na “Praça do Seresteiro” no centro da cidade.

4 - O presidente da Câmara de Natal, Ériko Jácome, é o novo presidente da Federação das Câmaras Municipais (FECAM). Aclamado por 130 presidentes de Câmaras, nesta terça-feira, 11.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO