NOVA POLÍCIA
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as guardas municipais podem ter poder de polícia para aumentar a segurança urbana ostensiva. A decisão da Suprema Corte consolida o entendimento de que assim como polícias Civil e Militar, as guardas civis também integram o Sistema de Segurança Pública. O ministro relator Luiz Fux, que teve o voto acompanhado por oito ministros, reiterou que as guardas municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com os demais órgãos policiais. Ressaltou, porém, que as guardas devem respeitar limites, de forma a que não se sobreponha às atribuições das polícias Civil e Militar, que têm funções regulamentadas pela Constituição e por normas estaduais. Beleza. Agora, parece inevitável que os municípios de médio e grande porte transformem as guardas em polícias, inclusive, com poder de prisões, conforme a decisão do STF. São Paulo partiu na frente. O prefeito Ricardo Nunes já anunciou que mudará o nome da Guarda Civil Metropolitana (GCM) para "Polícia Metropolitana". Nunes afirma que a guarda já tá muito bem armada, preparada, treinada. Em Mossoró, há esse sentimento dentro da corporação municipal. Resta saber, e aguardar, a reação das polícias.
FRASE
“Não podemos afastar nenhum dos entes federativos no combate à violência”
ALEXANDRE DE MORAES – Ministro do STF ao defender que a guarda municipal tenha poder de polícia
NOME FORTE
O ex-prefeito de Caraúbas, Juninho Alves, está sendo estimulado a disputar uma vaga à Câmara dos Deputados. O projeto inclui dobradinha com o deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome (PL), que será candidato à reeleição. Juninho está em alta na região do Médio e Alto Oeste potiguar.
TARCÍSIO MAIA
A nova diretora do Hospital Regional Tarcísio Maia, Ana Karina Nóbrega, está trabalhando a definição dos novos diretores técnico e médico da unidade. O processo vem sendo conduzido junto com a coordenadora de Saúde para a região Oeste, Saudade Azevedo. Definirá nos próximos dias.
MISSÃO
Ana Karina assume o Tarcísio Maia no momento que a unidade passa por investimentos para ampliar o atendimento de urgência e emergência. Ela tem qualificação na área da saúde, com MBA em Gestão de Saúde e Administração Hospitalar. Portanto, tem competência para cumprir a missão.
ECOLOGIA
A Campanha da Fraternidade 2025 traz o tema: “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom.” A campanha será lançada na Quarta-feira de Cinzas, 5, marcando o início da Quaresma. Em Mossoró, o lançamento acontecerá no domingo, 9, na Catedral de Santa Luzia.
IDECAN
A Uern reincidiu o contrato com o Idean por descumprimento do edital do concurso para professor. A instituição não teve outra saída, diante da desorganização da banca “organizadora”. O Idecan tem apresentado problemas por onde passa.
PROFESSORES
O governo Fátima Bezerra (PT) acredita que é possível evitar a greve dos professores. Uma nova proposta para o pagamento do novo piso salarial (6,27%) poderá ser apresentada. A categoria marcou o indicativo de greve para terça-feira, 25.
É NOTÍCIA
1 - A Praça Rodolfo Fernandes completa hoje 94 anos. Um dos principais cartões postais de Mossoró foi inaugurado nesta data, em 1931, pelo prefeito Manoel Amâncio Leite.
2 - Neste domingo, 23, completa 92 anos da instalação do prédio sede dos Correios e Telégrafos de Mossoró, no centro da cidade, onde funciona até os dias atuais.
3 - Hoje tem frevo da Orquestra Greiosa, de Natal, com “O Carnaval nunca acaba”, na Praça Vigário Antônio Joaquim, às 19h. E o frevo segue amanhã com a Folia Feminista no Espaço Cultural Viola Lilás, bairro Costa e Silva, a partir das 15h.
4 - Lançado o Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias 2025. Destaque para a Festa do Bode de Mossoró entre os dias 7 a 10 de agosto, e a Festa do Boi em Parnamirim, no período de 11 a 18 de outubro.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.