O Partido Comunista do Brasil (PcdoB) se reúne em Mossoró nesta quarta-feira, 26, para celebrar os 103 anos do partido. O evento será realizado no auditório do Sindipetro, situado na rua Venceslau Brás, 400, bairro Paredões, zona norte.
Os trabalhos serão coordenados pelo professor Paulinho Silva, presidente do Comitê Municipal do PcdoB. A abertura está marcada para as 19h, com lançamento do vídeo da campanha de filiação. Em seguida, palestra com o tema: “PcdoB 103 e lutas do presente”.
A centenária trajetória de lutas do Partido Comunista do Brasil está registrada, sistematizada em importantes documentos partidários e pronunciamentos de suas lideranças. E também comparece em vários livros, filmes, músicas, pinturas, peças de teatro, poemas de expoentes da cultura brasileira, bem como em estudos acadêmicos.
Em sua página oficial, o PcdoB destaca: “É uma história arrebatadora que ostenta o fato de ser a única legenda partidária com presença ininterrupta, ao longo de mais cem anos, na história brasileira.”
“A história do Brasil e do PCdoB, portanto, estão entrelaçadas numa dinâmica de influência recíproca. Com ideias, lutas e realizações os comunistas ajudaram a construir o Brasil e, por sua vez, o fluxo vivo e contínuo da luta de classes, do conjunto das batalhas para edificar uma Nação próspera e soberana, com vida digna para nosso povo, enriquecem o PCdoB.
Além de proletário, patriótico, o PCdoB é internacionalista, por isto seu percurso histórico integra o curso do movimento revolucionário e comunista internacional, interage com os movimentos patrióticos e progressistas do mundo, com as jornadas antimperialistas, pela paz e solidariedade entre os povos.”
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.