Quinta-Feira, 03 de abril de 2025

Postado às 07h30 | 28 Mar 2025 | Coluna César Santos - 28 de março de 2025

Crédito da foto: Reprodução Ex-presidente Jair Bolsonaro

A SORTE ESTÁ LANÇADA

Consciente de que a sua defesa jurídica não será suficiente, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai lutar em duas frentes contra a disposição do Supremo Tribunal Federal (STF) de manda-lo à prisão por tentativa de golpe de Estado.

1 – no Congresso Nacional. Aliados vão fazer pressão para aprovar o projeto de anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

Não será fácil.

No momento, o texto está parado e o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), avisou que essa não é uma "pauta das ruas", sinalizando que não tem interesse em levar o projeto adiante.

2 – nas ruas. O ex-presidente vai percorrer o Brasil em busca do apoio popular.

Bolsonaro pegará carona no “Rota 22”, projeto do PL que visa pavimentar o caminho à eleição presidencial de 2026. Organizado pelo senador Rogério Marinho, líder da oposição no Senado, a caminhada largará pelo Rio Grande do Norte no dia 12 de abril com a presença de Bolsonaro.

O discurso já foi antecipado pelo ex-presidente: “Trata-se da maior perseguição político-judicial da história do Brasil. Eles querem impedir que eu participe e ganhe a eleição presidencial de 2026.”

A sorte está lançada.

 

FRASE

“Não é pauta das ruas”

DAVI ALCOLUMBRE – Presidente do Congresso Nacional sobre o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro

 

FAVORÁVEL

O Ministério Público Eleitoral opinou pela manutenção de mandatos dos cinco vereadores do PSD de Mossoró. No parecer do MPE, não há provas sobre o uso de candidaturas fictícias para burlar a lei da cota de gênero. A ação patrocinada pelo PRTB está pronta para julgamento na Justiça Eleitoral.

 

PENDENGA JURÍDICA

A bancada do PSD é formada pelos vereadores Kayo Freire, Wladimir Cabelo de Negro, Petras Vinícius, Alex do Frango e João Marcelo. A defesa garante que o partido não usou “laranjas” para completar a cota de 30% de candidaturas femininas. A pendenga jurídica promete se arrastar até o TSE.

 

MAIS AÇÕES

Outras duas ações tramitam na Justiça Eleitoral de Mossoró, com foco em mandatos de vereadores. O MDB e a federação PT/PCdoB/PV são acusados de suposta fraude à cota de gênero. Os partidos negam. Se condenados, perdem mandatos o Cabo Deyvson, do MDB, e Marleide Cunha e Plúvia, do PT.

 

IMOBILIÁRIO

 A ConstruSind 2025 debate hoje os novos financiamentos imobiliários com o superintendente nacional de habitação da Caixa, Raul Gomes. A palestra está inserida na primeira Feira da Construção Civil do Sinduscon Oeste, que acontece em Mossoró. Às 18h, no Requinte.

 

PRIVADO

 A Coollab Creative vai pagar R$ 789 mil para explorar a Estação das Artes Elizeu Ventania durante o Mossoró Cidade Junina. Além dos camarotes privados, a empresa paraibana terá uma área de 150 metros de frontstage, em frente ao palco principal. Ou seja, principal espaço da Estação das Artes será privatizado no MCJ 2025.

 

SEGUE

 O prefeito Allyson Bezerra lança hoje a programação do Mossoró Cidade Junina e anunciará as atrações de todos os polos. A festa de lançamento será no Hotel Thermas, a partir das 18h.

 

É NOTÍCIA

1 - A InterTV Costa Branca, afiliada da Globo em Mossoró, completou 10 anos nesta quinta-feira, 27. Para celebrar a data, a emissora leva ao ar programação especial neste sábado,29, com apresentação direto de Mossoró.

2 - O Ministério da Saúde distribuiu mais 156 novas ambulâncias do SAMU 192 para 15 estados, com investimento de R$ 50 milhões. Mossoró foi contemplada com quatro unidades.

3 - A Secretaria de Saúde do RN começou a distribuição de mais de 93 mil doses de vacina contra a influenza. A imunização prioriza idosos acima de 60 anos e crianças de seis meses a menores de seis anos. A região oeste recebe 16 mil doses.

4 - A temporada do Pôr do Sol em Tibau será aberta neste sábado, 29, na praia das Emanuelas, com o som da Banda Beat With Sax e Koisa Nossa, a partir das 16h.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO