STYVENSON VALENTIM CONTRA O CRIME
O senador potiguar Styvenson Valentim (PSDB) conseguiu avançar com a sua proposta de aumentar penas para crimes de furto, roubo e receptação.
A Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado aprovou, nesta terça-feira, 8, o projeto de autoria de Valentim que altera o Código Penal para endurecer as regras contra criminosos.
O argumento é legítimo: a frouxidão da lei em vigor beneficia o crescimento do índice de crimes patrimoniais em todo o país. Os crimes de furto e de roubo alimentam o comércio e a receptação desses produtos.
Para o Valentim, a receptação, além de incentivar a prática de outros crimes, prejudica a arrecadação de impostos e gera o desemprego e a concorrência desleal.
De uma forma geral, o crime contra o patrimônio só é praticado porque o criminoso sabe que poderá comercializar, posteriormente, o produto de seu delito.
De acordo com o texto aprovado, a pena para furto passará de 1 a 4 anos para de 2 a 6 anos de reclusão. Se o furto atingir patrimônio público a pena será de 3 a 8 anos e, se houver uso de explosivo, de 5 a 12 anos.
A pena para o crime de roubo passará de 4 a 10 anos para de 5 a 12 anos, que poderá aumentar se houver lesão corporal grave ou morte. Para o crime de receptação, a pena passará de 1 a 4 anos para pena de 2 a 6 anos.
Também há aumento de penas para receptação de animais, peculato, inserção de dados falsos em sistema de informações, concussão e corrupção passiva e ativa.
FRASE
“Os crimes de furto e de roubo alimentam o comércio e a receptação desses produtos”
STYVENSON VALENTIM – Senador potiguar, autor do projeto que aumenta pena para crime de furto, roubo e receptação
ANFITRIÃO
O deputado estadual Dr. Kerginaldo Jácome (PL) prepara um banquete para oferecer ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele será o anfitrião na noite desta sexta-feira, 12, em sua casa na cidade de Tenente Ananias, Alto Oeste do RN. Bolsonaro chega amanhã e ficará no estado por três dias.
REAJUSTE
A folha de abril do funcionalismo público estadual vem com reajuste de 4,83%. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração (SEAD), a recomposição salarial contemplará servidores da Segurança Pública, da Saúde e de diversas categorias da Administração Direta e Indireta do Estado.
FEDERAL
O vice-governador e presidente do MDB do RN, Walter Alves, aposta no ex-prefeito de Apodi Alan Silveira para a Câmara dos Deputados em 2026. Convite feito, convite aceito. Allan só não será candidato se houver mudança de rota do próprio Walter. É um nome forte na região Oeste potiguar.
DOBRADINHA
Alan Silveira fará dobradinha com o deputado estadual Neilton Diógenes (PP), que também tem origem em Apodi. Os dois se reconciliaram politicamente nas eleições 2024 para ganhar as eleições municipais. O grupo elegeu o prefeito Sabino Neto com 55,30% dos votos válidos.
TEATRO
O jornalista Ismael Sousa informa que o Teatro Alfredo Simonetti será reconstruído após 10 anos de abandono e transformado em Centro Cultural da Universidade Católica do RN, do complexo educacional da Diocese de Mossoró. O teatro foi inaugurado no segundo governo Garibaldi Filho em 2002.
INCLUSÃO
As mães atípicas de Mossoró devem ocupar hoje o plenário da Câmara de Mossoró para debater a educação inclusiva. A audiência pública, convocada pela vereadora Marleide Cunha (PT), começa às 15h.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1927, acontecia a implantação das Caixas Postais dos Correios de Mossoró. Fruto da luta de Antônio Ferreira do Carmo, gerente dos Correios, e do prefeito Rodolfo Fernandes, que discursou na inauguração.
2 - Em 1999, nesta data, o Alto de São Manoel ganhava a primeira Unidade de Educação Infantil, batizada de “Amélia Ferreira de Souza”. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
3 - O São João de Assú 2025 terá mais de 20 atrações musicais nacionais, regionais e locais. Destaque para Alok, Pablo e Zé Vaqueiro. Serão 10 noites de shows entre 14 a 24 de junho.
4 - A Caixa e o Governo do RN assinaram novo convênio para construção de 165 moradias do “Minha Casa, Minha Vida”. Investimento de R$ 22,8 milhões para as cidades João Câmara, Santa Cruz, Parelhas e São José de Mipibu.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.