Domingo, 13 de abril de 2025

Postado às 09h45 | 10 Abr 2025 | Coluna César Santos - 10 de abril de 2025

Crédito da foto: Reprodução Walter Alves e Ezequiel Ferreira de Souza

NOTICIÁRIO ALEATÓRIO

Nesses tempos em que uma fala despretensiosa vira uma pauta, o ex-governador e ex-senador Garibaldi Filho (MDB) ofereceu a sua colaboração aos açodados de plantão.

Ele disse que o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, que vai trocar o PSDB pelo MDB, poderá ser candidato a governador do RN nas eleições 2026.

Garibaldi não apresentou nenhuma argumentação que sustente tal postulação, mas foi o suficiente para Ezequiel virar pauta do noticiário de acontecimentos incertos.

Tudo bem, faz parte do jogo e ajuda a preencher a nuvem desocupada.

Agora, vamos para a realidade, nem Ezequiel acredita na possibilidade de ser candidato a governador no próximo pleito estadual. Há dois pontos que justificam a falta de entusiasmo do presidente da Assembleia Legislativa:

Primeiro, ele é consciente que o seu nome não é viável à sucessão da governadora Fátima Bezerra (PT) e a sua experiência e história política não permitem aventuras eleitorais.

Segundo, se o MDB tiver candidatura própria a governador será de seu presidente estadual, o vice-governador Walter Alves, filho de Garibaldi, que vai virar governador em abril de 2026, com a saída da governadora Fátima Bezerra (PT) para disputar o Senado, e terá o direito natural à reeleição.

Walter quer, mas só deixará o seu nome ser lançado quando tiver a certeza que o projeto eleitoral é viável.

No mais, o MDB receberá Ezequiel para ser candidato a deputado federal, numa construção de nominata que poderá ter outros nomes com densidade eleitoral.

Walter Alves já convidou o deputado estadual Dr. Bernardo Amorim (ainda no PSDB), que já disse que será candidato a federal em 2026, o ex-deputado estadual Kelps Lima (ainda no SDD) e o ex-prefeito de Apodi, Alan Silveira, nome de proa do MDB oestano.

Esse é o caminho planejado.

 

FRASE

“Nossa vez de passar a perna na China”

DONALD TRUMP – Presidente dos Estados Unidos ao subir para 125% a tarifa contra a China

 

É ROGÉRIO

O ex-presidente Jair Bolsonaro vai dizer ao RN que o senador Rogério Marinho é o candidato do PL ao Governo do Estado. Bolsonaro desembarca hoje em Natal para uma agenda de três dias em Acari e Jucurutu no Seridó, Pau dos Ferros, Tenente Ananias e Major Sales na região do Alto Oeste.

 

ANARRIÊ

O prefeito Allyson Bezerra (União) lança hoje o Mossoró Cidade Junina 2025 em Natal, com direito a quadrilhas, forró e comidas típicas no auditório do Sesc da Cidade Alta. É o momento do chapeuzinho de couro e chinelo de rabicho para se fazer de “menino pobrezinho” na dança eleitoral 2026.

 

SEM CASSAÇÃO

O juiz Cláudio Mendes, da 33ª Zona Eleitoral, decidiu manter o mandato dos cinco vereadores do PSD de Mossoró. Entendeu que o partido não cometeu fraude à cota de gênero. O PRT, que patrocinou a ação, vai recorrer ao TRE-RN. Outras ações de mesmo teor, contra outros partidos, estão tramitando.

 

TARCÍSIO MAIA

 Hoje está completando 27 anos da partida eterna de Tarcísio de Vasconcelos Maia, uma das maiores lideranças políticas da história do RN. Morreu no Rio de Janeiro, onde foi sepultado. Foi secretário de Educação no governo de Dinarte Mariz (1956-58), deputado federal eleito em 1958 e governador do Rio Grande do Norte entre 1975 a 1979. Deixou como herdeiro político o filho ex-governador José Agripino.

 

SEGUE

 Tarcísio Maia nasceu em Catolé do Rocha (PB) em 1916, mas, ainda menino, veio morar em Mossoró, onde estudou e fez carreira vitoriosa. Além da política, ele foi dono da Fazenda São João, sócio-fundador da Mossoró Agro-Industrial S/A (MAISA) e criou complexo de comunicação com oito emissoras de rádio e a TV Tropical, afiliada da Record do RN. Em Mossoró, o seu nome está eternizado no Hospital Regional e na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do São Manoel.

 

É NOTÍCIA

1 - Estão abertas as inscrições ao concurso público da Emparn, que oferece 16 vagas para níveis técnico e superior e salários de até R$ 9,7 mil. Os interessados devem acessar o site do Idecan até o dia 8 de maio.

2 - O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), assume o cargo de vice-presidente de Inovação em Gestão Pública da Frente Nacional das Prefeitas e Prefeitos (FNP) para o biênio 2025-2027.

3 - O Governo do RN decretou ponto facultativo na Quinta-feira Santa, 17. Daí, na próxima semana, os servidores trabalham só até quarta, 16, e retornarão na terça-feira, 22.

4 - A Prefeitura de Mossoró vai disponibilizar 40 toneladas de peixe ao preço de R$ 10 o quilo. Venda começa na quarta-feira, 16, em 14 pontos na cidade e zona rural.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO