SORO ANTIOFÍDICO
Há um equívoco afirmar que mais de 100 deputados da base do governo contrariaram o presidente Lula (PT) e assinaram o requerimento de urgência para a tramitação do projeto de lei que concede anistia aos envolvidos nos atos no 8/1.
Esses parlamentares não são governistas, mas, sim, filiados a partidos da base do governo, sem necessariamente seguir uma orientação uniforme.
Os deputados têm seus interesses e atuação política afastados do Planalto.
É o caso, por exemplo, da deputada potiguar Carla Dickson, que é uma bolsonarista de carteirinha filiada ao União Brasil, cujo líder na Câmara, Pedro Lucas, irá assumir o Ministério das Comunicações.
Aliás, o União no RN destoa do partido em Brasília, uma vez que faz oposição ao governo Fátima Bezerra, do PT, e sofre oposição do PT nas duas maiores cidades que governa: Natal, com Paulinho Freire, e Mossoró, com Allyson Bezerra.
O recorte potiguar se repete em outros estados, com destaque para colégios eleitorais importantes como Minas Gerais e São Paulo.
O União, que tem o DNA da antiga Arena, PDS, PFL e mais recentemente Democratas, é cobra de duas cabeças na política. Toma cafezinho com o presidente Lula, mas pronto para dar o bote.
Lula sabe disso, mas não pode chutar os répteis venenosos, uma vez que o Planalto precisa de uma base mínima para manter a governabilidade.
Daí, dormir com o inimigo é inevitável, mas sem se descuidar, claro, do soro antiofídico.
FRASE
“O governo não está em uma operação de retaliação”
GLEISI HOFFMANN - ministra de Relações Institucionais ao negar que o governo expulsará os deputados de partidos da base que assinaram requerimento a favor da anistia
ANISTIA
O deputado federal Robinson Faria (PL) disse nesta terça-feira, 15, que vai assinar o requerimento que pede urgência ao projeto de anistia aos acusados dos atos de 8 de janeiro. Atenderá pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Com isso, cinco dos oito deputados do RN votam a favor da anistia.
PRÉ-CANDIDATO
Vereador mais votado de São Gonçalo de Amarante, Clóvis Júnior, será candidato a deputado estadual pelo MDB. Ele disse sim ao convite do presidente da legenda, vice-governador Walter Alves. Nas eleições de 2024, Clóvis foi eleito com 1.930 votos (3,13%) e se apresentou como liderança jovem.
PRÉ-NOMINATA
O MDB tem nomes bons para eleger representantes à Assembleia Legislativa. Na região Oeste, destaque para o ex-prefeito de Patu, Rivelino Câmara, e Kaline Amorim, esposa do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, que sairá do PSDB para o MDB para disputar uma vaga à Câmara dos Deputados.
IMPERDÍVEL
A CNN Brasil preparou uma série de reportagens sobre os últimos dias da vida do presidente Tancredo Neves, eleito em 1985, durante o processo de redemocratização, que morreu antes de tomar posse. A série com cinco episódios vai ao ar de 21 a 25 de abril no CNN Prime Time, às 20h.
PROFESSORES
O Governo do RN começa a pagar este mês o reajuste dos professores e especialistas da rede estadual de ensino. A folha de abril vem com reajuste de 5%, e junho, mais 1,27%, completando os 6,27% do reajuste do salarial do Magistério de 2025.
CONTRA
Na região Oeste, o único município que não pagou o reajuste dos professores foi Mossoró. O prefeito Allyson Bezerra fincou pé contra a categoria, inclusive, judicializou o movimento grevista em março. Uma audiência na Justiça, marcada para o dia 29, buscará conciliação.
É NOTÍCIA
1 - A Igreja Católica realiza hoje a Procissão do Encontro, uma das celebrações mais marcantes da Semana Santa. O encontro das imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos Passos acontece na Catedral de Santa Luzia, às 19h30.
2 - Com ponto facultativo nesta quinta-feira, 17, decretado pelo Estado e Prefeitura de Mossoró, os servidores públicos trabalham até hoje e só retornam na terça-feira, 22, já que a segunda é feriado do Dia de Tiradentes, 21
3 - O Governo Federal começou a pagar o “Vale Gás” a mais de 135 mil famílias no RN. Em Mossoró, 2.927 famílias estão recebendo o vale de R$ 108.
4 - A Coluna sente-se prestigiada pela leitura diária do professor Almir de Castro, que educou gerações no Diocesano e formou profissionais nos quadros da Uern. Leitura qualificada.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.