GRANDE NA SIMPLICIDADE
O Papa Francisco simplificou o próprio funeral e será enterrado em caixão de madeira. Em seu testamento, revelado pelo Vaticano, pediu que a sepultura deve ser no chão; simples, sem decorações especiais, com a única inscrição: Franciscus.
Ele era assim, simples.
E a sua simplicidade fortaleceu pautas importantes para o mundo.
O primeiro pontífice jesuíta e latino-americano promoveu reformas e estabeleceu diálogo aberto com fiéis e não fiéis, buscando a unidade e a paz.
Abriu a Igreja Católica para falar sobre a união de casais do mesmo sexo;
Nomeou a primeira mulher (freira Simona Brambilla) para ficar responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica;
Falou para todas as nações sobre a necessidade urgente de uma ação global contra as mudanças climáticas;
E elevantou a voz em defesa da dignidade de todos e da paz no mundo.
O Papa Francisco investiu na descentralização e diversidade no Vaticano, nomeou cardeais de diferentes regiões e promoveu a participação dos fiéis no futuro da Igreja.
O seu legado não permitirá retrocessos.
O colégio de cardeais tem essa missão.
FRASE
“Com Deus a vida nunca morre”
PAPA FRANCISCO - Em 27 de março de 2020, no início da pandemia de Covid-19
DIAS CONTADOS
Ezequiel Ferreira de Souza já deixou claro que deixará o PSDB no momento que perder o controle da sigla. Como as decisões de Brasília não escutaram a sua voz, ele já pode ir arrumando as gavetas. A fusão do PSDB com Podemos colocará o novo partido no RN no colo do senador Styvenson Valentim.
NOVA CASA
O vice-governador Walter Alves quer Ezequiel Ferreira no seu MDB. Convite já foi feito e deve ser aceito. Ezequiel, provavelmente, será candidato a deputado federal nas eleições 2026. Quem deve também trocar o PSDB pelo MDB é o deputado estadual Dr. Bernardo, para ser candidato à Câmara.
EM CAMPANHA
O prefeito Allyson Bezerra (União) realizou comício em Mossoró nesta terça-feira, 22, camuflado de inauguração do Centro Comercial, que já havia sido inaugurado parcialmente em dezembro do ano passado. Discursou, pulou, dançou e distribuiu vídeos nas redes sociais. É a campanha 2026 avançando.
À DISPOSIÇÃO
A primeira-dama de Natal, Nina Souza, disponibilizou o nome às eleições 2026. Filiada ao União Brasil, partido do prefeito de Mossoró e governadorável Allyson Bezerra, ela disse que está à disposição. O esposo, prefeito Paulinho Freire, também do União, é incentivador. Ele enxerga vaga na majoritária.
BOLSONARISTA
A ex-reitora da Ufersa, Ludimilla Oliveira, ampliou a sua presença nas redes sociais, com um discurso forte contra a esquerda. Bolsonarista de carteirinha, a professora doutora entende que o “nós contra eles”, sem medo, pode fortalecer a sua candidatura à deputada federal.
OBSERVADOR
“Observador Político”, o programa político mais longevo do rádio mossoroense e do RN, celebra 45 anos hoje. Criado pelo médico e ex-deputado Laíre Rosado, na antiga Rádio Tapuyo (hoje RPC), o programa segue na 93 FM e na Nossa TV, sempre ao meio-dia.
É NOTÍCIA
1 - Nesta data, em 1999, era inaugurada a adutora da comunidade de Riacho Grande, zona rural de Mossoró. Obra da segunda gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
2 - Em 2004, nesta data, o bairro Lagoa do Mato ganhava a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. José Fernandes de Melo”. Obra da quarta gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.
3 - Mossoró sedia debate sobre o Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no RN. A Comissão Intergestores Bipartite se reunirá na Faculdade de Enfermagem da Uern, às 9h.
4 - O professor Gutemberg Dias entra na disputa pela presidência da Aduern. É o candidato da chapa “Aduern Atenta e Forte” para enfrentar o atual presidente professor Jefferson Garrido. Eleições no dia 28 de maio.
Tags:
César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.