Domingo, 27 de abril de 2025

Postado às 09h15 | 25 Abr 2025 | Coluna César Santos - 25 de abril de 2025

Crédito da foto: Reprodução Vilene Rêgo com o filho prefeito Marco Aurélio, em Riacho da Cruz

UM LÍDER NATO

Vilene Rêgo foi um líder político nato, com atuação destacada no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a partir de sua terra Riacho da Cruz.

A sua morte, ocorrida nesta quinta-feira, 24, abre uma lacuna impreenchível.

Um político honrado, de palavra, amigo e admirado por todos. Sempre estendeu a mão aos mais necessitados e procurou amenizar a dor de quem sofria.

Ele era assim.

Vicente Hermenegildo do Rêgo, junto com o irmão, ex-deputado estadual Getúlio Rêgo, construiu uma história de liderança vitoriosa.

Foi prefeito duas vezes de Riacho da Cruz entre os anos de 1983/1988 e 1993/1996 e, a partir daí, o seu grupo político passou a liderar o município até os tempos atuais.

Ele elegeu a sobrinha Bernadete Rêgo por quatro vezes (1988, 1996, 2012 e 2016) e o filho Marco Aurélio, atual prefeito, também em quatro eleições (2004, 2008, 2020 e 2024).

Viu o irmão Getúlio se eleger deputado estadual por 10 eleições seguidas e o sobrinho Leonardo Rêgo transformar a cidade de Pau dos Ferros em três gestões estruturantes.

A sua liderança é espelhada na cidade de Portalegre, também no Alto Oeste, administrada pelo sobrinho José Augusto Rêgo.

Vilene Rêgo faz a viagem eterna com o sentimento de missão cumprida. O seu corpo será sepultado nesta sexta-feira, 25, no Cemitério Público de Riacho da Cruz, às 10h.

 

FRASE

“Fez do bem o seu caminho, da empatia o seu gesto mais natural.”

MARCO AURÉLIO – Prefeito de Riacho da Cruz sobre o seu pai, Vilene Rêgo

 

DUPLICAÇÃO

O Dnit no RN pediu licença prévia do Idema para a obra de duplicação da BR-304. Essa é a última etapa do processo para o governo lançar a licitação dos dois primeiros lotes da obra. A duplicação começa no trecho Mossoró-Assú e no entroncamento da BR-226 e a cidade de Riachuelo.

 

DUPLICAÇÃO II

A duplicação da BR-304 é uma luta de décadas, principalmente dos moradores de Mossoró e cidades oestanas. O presidente Lula colocou a obra na lista de prioridades do PAC-3, a pedido da governadora Fátima Bezerra. A primeira etapa da duplicação será licitada no segundo semestre do ano.

 

ALOPROU

O Código de Processo Penal proíbe a citação de indivíduos em estado grave de saúde. O ministro Alexandre de Moraes ao mandar intimar o ex-presidente Bolsonaro, preso à maca de hospital em consequência de delicada cirurgia de 12 horas, precisa urgentemente voltar a ler o código penal brasileiro. No mínimo.

 

PIOROU

Boletim médico do Hospital DF Star atesta que a saúde de Jair Bolsonaro teve piora clínica e que o paciente vai passar por novos exames. Ele teve elevação na pressão arterial e piora nos exames hepáticos. O boletim foi emitido 24 horas após a visita da oficiala de Justiça encaminhada ao leito hospitalar por Alexandre de Moraes.

 

PROFESSORES

A Uern abriu processo seletivo para professores temporários. São nove vagas nos campus de Mossoró, Assú, Caicó e Pau dos Ferros. Os interessados devem se inscrever no período de 30 de abril e 6 de maio. Confira informações no site da Uern.

 

SEMANA S

O economista Ricardo Amorim é convidado do Sistema Fecomércio RN para a “Semana S”. Ele fará palestra no evento Innovation Day no dia 16 de maio, no Teatro Riachuelo. Também estarão presentes o futurista Tiago Marques e a empresária Carla Sarni. Convite aceito.

 

É NOTÍCIA

1 - O pesquisador Alberto Perdigão lança hoje em Mossoró a obra “Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel”. Evento organizado pelo Fã-clube Alucinação, no Cafezal Café Bistrô, a partir das 19h.

2 - Dados do Censo Escolar 2024 mostram que no Rio Grande do Norte as matrículas em tempo integral saltaram de 7,9% em 2022 para 13,3% em 2024. Em todo o país o salto nesse período foi de18,2% para 22,9%.

3 - Nesta data, em 1999, fazia a viagem eterna o carnavalesco Francisco Márcio Góis Gomes, o “Chico Márcio”, o nosso Rei Momo entre as décadas de 70 e 80. Mossoró deve homenagem.

4 - O corpo de João Mossoró será cremado hoje, às 14h30, no crematório Penitência no Rio de Janeiro. O mossoroense, um dos últimos ícones de forró raiz, morreu na quarta-feira, 23, no Rio.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO