Domingo, 04 de maio de 2025

Postado às 07h45 | 03 Mai 2025 | Coluna César Santos - 3 de maio de 2025

Crédito da foto: Ilustratativa Pesquisa de opinião pública

CADA MUNICÍPIO É UM OÁSIS

Observando uma enxurrada de pesquisas de opinião pública avaliando as gestões de prefeitos e prefeitas do Rio Grande do Norte, a impressão que se tem é que está tudo mil maravilhas nos municípios.

Segundo os institutos, de variados nomes, os gestores municipais estão aprovados com índices acima de 70%.

Alguns gestores aparecem com mais de 80% de aprovação, inclusive, os que estão há apenas cinco meses no mandato. Ou seja, em 120 dias o gestor transformou o inferno em céu, algo espetacular.

Dessa forma, se é verdade mesmo o que dizem os institutos de pesquisas, os municípios potiguares são exemplos para o país em gestão pública com saúde de qualidade, educação de elevado nível, assistência social perfeita, infraestrutura uma beleza.

Um oásis em cada município.

Daí, o povo feliz e amando os seus prefeitos e prefeitas.

Essa é a impressão.

Ou os institutos não conseguiram tabular os números de forma correta?

 

FRASE

“Temos o maior programa de recuperação das rodovias do Rio Grande do Norte”

FÁTIMA BEZERRA – Governadora na reunião de avaliação e planejamento com o secretariado estadual do RN

 

SERVIDORES

Após quatro anos, o prefeito Allyson Bezerra voltou a receber os dirigentes do Sindicato dos Servidores de Mossoró. Foi na quarta-feira, 30, véspera do Dia do Trabalhador. Claro que a data foi escolhida pensando na propaganda oficial de que o prefeito “dialoga” e “respeita” os servidores públicos.

 

SERVIDORES II

A diretoria do Sindiserpum apresentou ao prefeito Allyson a pauta: pagamento do reajuste salarial dos professores de 2023 e 2025; licença-prêmio, concurso público da Educação; auxílio deslocamento, hora-relógio, entre outras demandas que estão represadas. Allyson prometeu “analisar”.

 

PRESSÃO

O último concurso da Câmara Municipal de Mossoró foi realizado em 2012, há 13 anos. Desde então, os cargos abertos são ocupados por indicação política. Agora, o Ministério Público do RN quer acabar com a farra e está recomendando a realização de concurso para provimento de cargos efetivos.

 

BOA IDEIA

A Secretaria de Cultura inseriu os mercados públicos no Mossoró Cidade Junina. A partir da edição 2025, o projeto “Raiá do Dia” levará forró pé de serra aos três mercados populares da cidade, incluindo a antiga feira da Cobal. O MCJ será aberto no dia 7 de junho com o tradicional “Pingo da Mei Dia”.

 

SÃO JOSÉ

A Igreja de São José, no bairro Paredões, zona norte de Mossoró, celebra hoje 89 anos. Foi inaugurada nesta data, em 1936, sob a administração do bispo dom Jaime de Barros Câmara. Coube ao monsenhor Leão Medeiros fazer a bênção e celebrar a primeira missa.

 

GREVE

Os servidores da Ufersa aderiram à paralisação nacional que cobra do governo Lula o cumprimento integral do acordo de greve firmado em 2024. A categoria não vai trabalhar na segunda-feira, 5. Os servidores da UFRN também cruzarão os braços.

 

É NOTÍCIA

1 - O ex-presidente Collor, condenado a 8 anos de prisão, vai cumprir a sentença em sua cobertura de 600 metros quadrados, na orla de Maceió-AL, avaliada em R$ 9 milhões. De lá, continuará mandando “banana” para o Brasil.

2 - Maria Marçal, Isadora Pompeo e Thalles Roberto estão entre as 18 atrações do festival gospel “Mossoró Sal & Luz” 2025. O evento será realizado pela Prefeitura de Mossoró entre os dias 18 a 26 de julho na Estação das Artes Elizeu Ventania.

3 - A Festa de Sant’Ana, em Caicó, terá quase 20 atrações nacionais e regionais como Xand Avião, Wesley Safadão e Zé Vaqueiro. Entre 23 a 28 de julho.

4 - Acontece neste domingo a 3ª edição da Corrida e Caminhada de Nossa Senhora de Fátima, no conjunto Abolição II, às 5h. O evento faz parte da festa da padroeira que vai até o dia 13.

Tags:

Coluna César Santos
Jornal de Fato
Mossoró
RN

voltar

AUTOR

César Santos é jornalista desde 1982. Nasceu em Janduís (RN), em 1964. Trabalhou nas rádios AM Difusora e Libertadora (repórter esportivo e de economia), jornais O Mossoroense (editor de política no final dos anos 1980) e Gazeta do Oeste (editor-chefe e diretor de redação entre os anos 1991 e 2000) e Jornal de Fato (apartir dos anos 2000), além de comentarista da Rádio FM Santa Clara - 105,1 (de 2003 a 2011). É fundador e diretor presidente da Santos Editora de Jornais Ltda., do Jornal de Fato, Revista Contexto e do portal www.defato.com.

COTAÇÃO