Terça-Feira, 07 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 23 Ago 2022 | redação Espetáculo 'Estrelas Especiais' insere pessoa com deficiência no mundo da arte

Crédito da foto: Cedida Preparação conta com a participação de diversos profissionais e parcerias com a APAE de Mossoró

Por Cinthia Lopes – Especial

No ambiente lúdico e artístico é possível sonhar e vencer desafios, reconhecendo-se protagonista da própria história. Por este caminho, mais de 300 pessoas, entre aqueles com deficiência física e intelectual e alunos de escolas públicas de Mossoró, se preparam para integrar o elenco do espetáculo “Estrelas Especiais: O Circo Chegou”, mais uma etapa inserida no projeto “Arte que Inclui”, proposto pela Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar com objetivo de dar acesso à população com deficiência (PcD) e pessoas vulneráveis, a conteúdos formativos na área de economia criativa e arte.

O espetáculo "Estrelas Especiais” tem direção de Liana Duarte e assistência de Adriano Duarte, numa adaptação de Iaperi Araújo para o roteiro do escritor e jurista Diógenes da Cunha Lima, atual presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras. A coordenação geral é de Joriana Pontes. As apresentações acontecem nos dias 20 e 21 de setembro, mas antes o projeto vem realizando uma maratona de oficinas nas mais diversas áreas com foco nesta montagem.

A preparação conta com a participação de diversos profissionais envolvidos, além das parcerias com a APAE de Mossoró (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) ADEFIM (Associação de Deficientes Físicos de Mossoró) e Fórum de Pessoas com Deficiência, bem como escolas estaduais da cidade de Mossoró, grupo de capoeira, entre outros, acontece durante todo o mês de agosto e setembro.

Além dos assistidos, este universo se amplia com a participação das famílias. “As mães dos assistidos pelo projeto participam de oficinas de maquiagem e corte e costura, uma modalidade inserida dentro da oficina de estilistas (adereços e figurinos). Então o universo de formação é o mais diversificado possível”, comentou a diretora geral, Joriana Pontes.

“Chegamos a essa etapa importante do Arte que Inclui, agora totalmente voltada para pessoas com deficiência. São muitas oficinas realizadas por grandes profissionais neste projeto inédito. Essa primeira experiência com a população de Mossoró tem um retorno surpreendente”, comentou a diretora do espetáculo, Liana Duarte. Segundo a coordenadora, o elenco do espetáculo traz atores, atrizes e bailarinos atendidos pelas entidades que amparam pessoas com alguma deficiência física ou intelectual.

Música, arte e trilha ao vivo

O espetáculo contará com uma trilha ao vivo, produzida e trabalhada em oficinas de música e percussão corporal, juntamente aos alunos de escolas estaduais de Mossoró (cerca de 200 alunos) e ministrados pelos professores Marcio Gleibson, Roberta Lúcida, Míssola Arezza e Lizoyrlo Nery.

Na APAE ocorrem as oficinas de dança com Rosy Fernandes, Teatro I com professor Ronaldo Alves, Teatro II e Palhaçaria com Joriana Pontes, que também é coordenadora geral do projeto. Essas oficinas têm o acompanhamento e colaboração direta de pedagogas. Participam as pedagogas Horsana Garção, Anailda Souza, Jane Figueiredo coordenadora Pedagógica e Dádiva Oliveira, assistente social e com o envolvimento de todos os funcionários da APAE. Também estão sendo realizadas oficinas de Maquiagem artística com Manu Pontes, Figurinos e adereços com Josivan Silva, e Dança sobre Rodas com Ayjalon.

O espetáculo

Numa visão em que todos são capazes de fazer o que quiserem, nós trazemos no universo mágico e lúdico do circo, crianças que tem o sonho de serem artistas circenses, porém veem aquele sonho quase que inalcançável, uma vez que eles não se acham capazes de desempenhar tão sonhado papel. É aí que a magia acontece e eles se encontram com um dos artistas do circo que mostram a eles que ao contrário do que pensam, todos somos capazes de sermos o que o nosso coração desejar, e que aquele circo é diferente, e lá sonhos se realizam.

“Arte que Inclui” é uma ação formativa e artística para inclusão da população PcD e também jovens periféricos, comunidade rural de assentados, quilombolas e população LGBT+. O projeto é realizado pela Sociedade Amigos da Pinacoteca Potiguar (SAPP) e conta com aporte financeiro da Secretaria Especial de Cultura vinculada ao Ministério do Turismo, atendido pela Emenda Parlamentar do Deputado Federal Beto Rosado. A primeira edição contempla diversos cursos nas áreas de Economia Criativa e Tecnologias Sociais para 1.200 pessoas.

Tags:

Mossoró
Estrelas Especiais
cultura
arte

voltar