Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO
Começaram os ensaios do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró”, que será encenado durante os festejos do Mossoró Cidade Junina (MCJ) e retrata um dos momentos mais importantes da história da cidade. A história da invasão do bando de Lampião a Mossoró, que ocorreu em 13 de junho de 1927, é apresentada ao público no adro da Igreja de São Vicente, no centro da cidade.
Apesar de já ser conhecida por muitos mossoroenses, a história de resistência ao bando de Lampião ganha, a cada ano, uma nova roupagem. São essas adaptações que atraem o público todos os anos. Mais de 150 profissionais farão parte do espetáculo, incluindo atores, atrizes, técnicos, bailarinos e bailarinas.
No palco do Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a equipe se reúne de segunda a sábado para realização dos ensaios, na preparação para a grande estreia do espetáculo. Com direção geral de Leonardo Wagner, Plínio Sá na assistência de produção e Roberta Schumara à frente da coreografia, o espetáculo trará novos elementos na composição de cena e figurino.
“É um momento de muita responsabilidade, é uma mistura de sentimento, de alegria, um pouco de medo, uma vontade enorme de acertar. Não estou só, estou com um elenco maravilhoso. Vai ser um grande espetáculo regionalizado, a equipe toda de Mossoró, grandes profissionais capazes de desenvolver qualquer projeto”, disse Leonardo Wagner, diretor do espetáculo.
Este ano, a Prefeitura de Mossoró fez questão de estruturar a equipe com profissionais genuinamente mossoroenses. Além dos mais de 150 profissionais mossoroenses, o projeto “Jovens Talentos” da Prefeitura vai oportunizar a inserção de 20 novos artistas ao espetáculo.
“Já fiz vários personagens, participei do primeiro espetáculo, tenho muitos anos de experiência. Quando eu recebi a ligação e fiquei sabendo que iria fazer o prefeito Rodolfo, fiquei paralisado. Vou fazer o máximo, o melhor prefeito, o ‘Chuva de Bala’... será o máximo”, disse o ator Renilson Fonseca.
O musical, que é patrimônio cultural dos mossoroenses e reconta a história de bravura e resistência à invasão do bando de Lampião a Mossoró na data de 13 de junho de 1927, faz parte da programação do “Mossoró Cidade Junina”, que este ano completa 21 anos. As apresentações ocorrerão nos dias 7, 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23 de junho, continuamente às 21h, no adro da Capela de São Vicente, bairro Centro.
O pesquisador mossoroense Geraldo Maia explicou que o Chuva de Bala no País de Mossoró foi uma homenagem aos 75 anos da resistência de Mossoró ao bando de Lampião e que seria realizado somente em 2002, mas como o espetáculo caiu no gosto do público e fez muito sucesso, entrou definitivamente no calendário do Mossoró Cidade Junina.
“Esse espetáculo, que começou a ser apresentado em 2002 era para fazer uma homenagem aos 75 anos da defesa da cidade contra o bando de Lampião, mas o sucesso foi tão grande que repetiram em 2003 e não conseguiram mais parar”, resumiu o historiador.
Prefeitura afirma que destinou mais espaços para comerciantes durante Pingo e Boca da Noite
O “Pingo da Mei Dia” e “Boca da Noite” são atrações do “Mossoró Cidade Junina”, que neste ano chega a sua 26ª edição. A festa tem grande potencial na geração de emprego e renda, movimentando vários setores da cadeia produtiva da cidade, como a rede hoteleira, bares, restaurantes, ambulantes e permissionários.
Na tarde desta quarta-feira, 3, a Prefeitura de Mossoró informou que, neste ano, aumentou a quantidade de locais destinados à comercialização nos eventos Pingo da Mei Dia e Boca da Noite. Dessa forma, mais comerciantes ambulantes terão a oportunidade de trabalhar durante as festividades que abre e encerra o Mossoró Cidade Junina, em comparação com o ano passado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (Seimurb), na última edição, o número já era maior do que em edições anteriores. “Neste ano, a Seimurb garantiu 30 novos espaços, totalizando 320 comerciantes habilitados, um aumento de 10% referente aos locais destinados à comercialização no ano passado”, informou.
Tags: