Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 07h00 | 13 Ago 2023 | redação Espetáculo baseado em cordel do poeta Antônio Francisco retorna a Mossoró

Crédito da foto: Divulgação O Torto Andar do Outro, da Cia Pão Doce de Teatro

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

A Cia Pão Doce de Teatro apresenta na próxima terça-feira (15), no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, o espetáculo “O Torto Andar do Outro”. A peça teatral é baseada no cordel “Um conto bem contado” do poeta e cordelista Antônio Francisco.

A última apresentação do espetáculo em Mossoró tinha sido em 2019. Conforme a companhia, a apresentação faz parte da 17ª Mostra Sesc de Arte e Cultura que ocorrerá entre os dias 15 e 20 deste mês, com uma ampla programação gratuita.

O Espetáculo será apresentado em duas sessões. Às 14h para o público de escolas públicas e privadas e às 20h para o público em geral. A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento, que será doado para o projeto Mesa Brasil.

“Apresentar esse trabalho em nossa cidade é de grande importância para a Cia. Uma obra que homenageia nosso mestre Antônio Francisco e que ao mesmo tempo possibilita discussões tão necessárias como racismo, intolerância, violência e uma reflexão sobre o olhar para o próximo. Estamos empolgados e ansiosos em reencontrar o público mossoroense”, diz a atriz Mônica Danuta.

“O Torto Andar do Outro”, que estreou em 2018, conta a história de uma cidade existente dentro de uma cuia pendurada num galho de jatobá, cidade esta onde todos andam para o lado, quando surge na cidade uma criança que anda para frente e por isso, é perseguida pelo rei e sua corte.

Tem a direção compartilhada da Cia. Pão Doce juntamente com Marcos Leonardo, que também assina figurino e cenografia, texto e música de Romero Oliveira. No elenco Lígia Kiss, Mônica Danuta, Raull Davyson e o ator e músico convidado Diogo Rocha, a técnica e iluminação de Paulo Lima, sonoplastia de Medson Rigne.

O espetáculo já esteve presente em alguns festivais a nível nacional, e no Circuito Sesc de Artes 2022.

OUTRAS CIDADES

Ainda nesse mês, entre os dias 21 e 25 de agosto, a Cia. Pão Doce de Teatro dará continuidade à programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura, dessa vez o espetáculo fará uma circulação pelas cidades de São Paulo do Potengi, Nova Cruz e Natal.

A programação deste circuito contará com a presença do Poeta Antônio Francisco, onde será realizada uma itinerância sobre sua obra, com bate-papo com o mestre, exibição de um curta-metragem e a apresentação do espetáculo “O Torto Andar do Outro”.

 

Em abril, Cia. Pão Doce participou de turnê em São Paulo

Recentemente, o “Torto Andar do Outro” fez uma circulação pelo estado de São Paulo. As apresentações ocorreram em abril passado. Entre os dias 19 e 29 daquele mês, a Cia. Pão Doce de Teatro esteve em turnê por três cidades paulistas, por meio de uma parceria firmada entre a companhia e o Sesc/SP.

Pelo segundo ano seguido, a companhia apresentou o espetáculo baseado no conto de Antônio Francisco nos municípios do Estado, chegando pela primeira vez à capital. As apresentações ocorreram nas cidades de Campinas, Mogi das Cruzes e São Paulo capital.

A Cia. Pão Doce participou, no ano passado, do Projeto Circuito Sesc de Artes, percorrendo 9 cidades paulistas com outro espetáculo da companhia.

 

Companhia mossoroense tem mais de 20 anos de história

A Cia. Pão Doce tem mais de 20 anos de história e, durante todo esse tempo, vem desenvolvendo projetos na área de artes cênicas, música, audiovisual, dramaturgia e formações desde 2002. Ao longo da sua história, o grupo realizou montagens de espetáculos, saraus e contação de história.

Já circulou por 19 estados, participando dos principais Festivais e Projetos de Teatro do país, como “Palco Giratório”, “Circuito SESC”, “Funarte Artes nas Ruas”. A Cia. também desenvolve atividades pelas zonas rurais do município de Mossoró, com o “Pão Doce na Rural”.

Atualmente, a Cia. mantém uma sede/espaço cultural, onde desenvolve ensaios, encontros, pesquisas, oficinas e atividades culturais no bairro Alto de São Manoel.

 

Tags:

Mossoró
cultura
poeta
cordelista
teatro

voltar