Segunda-Feira, 06 de maio de 2024

Postado às 09h15 | 21 Set 2023 | Redação Mestre Concriz é o destaque da Noite da Cultura nesta quinta-feira em Mossoró

Crédito da foto: Divulgação A sessão está inserida no calendário anual de eventos socioculturais do Município

Por Amina Costa / Repórter do JORNAL DE FATO

A programação da Festa da Liberdade de 2023 é aberta oficialmente hoje, 21 de setembro, com a realização da 47ª Noite da Cultura e da 32ª Sessão Magna Branca da Loja Maçônica Jerônimo Rosado. Como ocorre todos os anos, será feita uma homenagem às figuras importantes para a cultura mossoroense, com a concessão da medalha de honra ao mérito Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia.

Neste ano, o Mestre Concriz, coquista e cordelista, será o homenageado de 2023 pela Prefeitura de Mossoró e pela Loja Maçônica, em solenidade que ocorre às 19h30, na sede da Loja Maçônica Jerônimo Rosado. Na mesma noite, também será homenageada a reitora da UERN, Cicília Maia, com a medalha de honra ao mérito Sebastião Vasconcelos dos Santos.

A comenda “Mérito Cultural Prof. Jerônimo Vingt-un Rosado Maia” foi instituída pela Prefeitura de Mossoró, por meio do Decreto nº 2.869, de 21 de setembro de 2006, e é destinada a uma personalidade indicada por uma comissão presidida pela Secretaria Municipal da Cultura. Essa comenda busca valorizar, anualmente, personalidades que tenham contribuído com a cultura, ciências, artes e letras em Mossoró.

A comissão reúne entidades como UERN, Ufersa, Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), Fundação Vingt-Un Rosado, Academia Mossoroense de Letras (AMOL) e Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP). De acordo com as Secretarias de Educação e Cultura, a sessão está inserida no calendário anual de eventos socioculturais do Município. O evento só deixou de ocorrer em 2020 e 2021, devido à pandemia.

“A ocasião acontecerá no Templo Maçônico da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, no bairro Planalto 13 de Maio, e contará com a presença de membros da maçonaria do Rio Grande do Norte, autoridades civis e militares, personalidades ligadas à cultura e às artes, e comunidade mossoroense”, informou a Prefeitura de Mossoró.

Na escolha do homenageado, a comissão reconheceu a importância da história e trabalho do Mestre Concriz para a cultura mossoroense e potiguar. Pernambucano de nascimento, Concriz adotou Mossoró como sua casa e, desde a década de 70, tem um trabalho reconhecido de valorização da cultura popular, seja por meio do coco de embolada ou da literatura de cordel.

José Antônio da Silva, o Mestre Concriz, é um dos poucos representantes vivos desse gênero da cultura popular, que é um dos mais dinâmicos da música nordestina, trazendo toda sua mistura de ritmo, poesia e improviso. O gosto pelo gênero começou quando ele tinha 13 anos, quando participava de feiras livres e via apresentações de cantadores de violas e emboladores de coco.


 

47ª Noite da Cultura e 32ª Sessão Magna Maçônica terão Vingt-Un Neto como palestrante

As definições sobre a realização da 47ª Noite da Cultura e da 32ª Sessão Magna Maçônica começaram a ser feitas no início do mês de setembro, pelos membros da Loja Maçônica Jerônimo Rosado, localizada no bairro Planalto 13 de Maio. Uma das primeiras definições foi em relação ao palestrante, no qual foi escolhido Vingt-Un Neto, que deve relembrar a memória do avô Vingt-Un.

“Nós da família de Vingt-Un e América sempre ficamos emocionados no mês de setembro, primeiro porque marca o aniversário do nosso patriarca. Além disso, a Loja Maçônica Jerônimo Rosado presta uma justa e bela homenagem ao meu avô, dentro da Noite da Cultura. Um momento de valorização e reconhecimento a todos os esforços e bela missão que Vingt-Un desempenhou aqui na terra, espalhando cultura a nível local e até nacional. Ele mesmo confidenciava, que nenhuma homenagem tocava tanto o seu coração”, comentou Vingt-un Neto.

Segundo ele, a Noite da Cultura é a oportunidade de celebrar a cultura e homenagear aquele que incorporou a batalha da cultura enquanto vivo: Jerônimo Vingt-un Rosado Maia. “Neste dia 21 de setembro estaremos mais uma vez reunidos e vibrando com os feitos imortais do velho mestre. Nosso mais fiel agradecimento a todos que fazem essa Loja Maçônica em reconhecer a importância de Vingt-Un Rosado na cultura mossoroense, potiguar e brasileira”, finalizou Vingt-un Neto, lembrando que, se vivo fosse, Vingt-un Rosado estaria comemorando 103 anos de idade.

 

Tags:

Concriz
medalha
Mossoró
Loja Maçônica

voltar