Sexta-Feira, 22 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 16 Mai 2024 | redação Reitoria da Uern recebe Projeto Quinta Cultural com lançamento de livro

Crédito da foto: Ivanês Lopes Artista e escritor Jorge Borges

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Diretoria de Educação, Cultura e Artes da Pró-Reitoria de Extensão realizará nesta quinta-feira (16) mais uma edição do Projeto Quinta Cultural, no Pátio da Reitoria a partir das 16h.

Esta edição contará com o lançamento do livro “Um Punhado de Escritos”, do artista e escritor Jorge Borges e Performance em Dança Contemporânea através do Projeto Algoritmo – Circulação e Formação, realizado pelo Núcleo de Colaboração e Criação Artística (NUCA). 

O Quinta Cultural tem como objetivo levar a arte e a cultura para a comunidade acadêmica, buscando apoiar a universidade, artistas locais e regionais na produção artística.

Sobre o autor:

Jorge Borges, nascido em 10 de setembro de 1957, em Natal. Foi o primeiro ator a obter o registro profissional DRT no Rio Grande do Norte. Atuou na TV Universitária de Natal de 1976 a 1986. Paralelamente, participou como ator no TONUS (Teatro Novo Universitário) e no grupo de Expressão de Teatro da TVU, onde atuou em diversos espetáculos, tais como “Antígona”, “Alto da Cobiça”, “A Derradeira Ceia”, “Bicicleta do Condenado”, “Os Cordéis em Quatro Tempos” e “Um Piquenique no Front”.

A convite do então vice-reitor da UERN, Prof. Antonio Capistrano, fundou o GRUTUM (Grupo de Teatro Universidade de Mossoró), onde, por quase uma década, montou e dirigiu uma série de espetáculos, além de ministrar oficinas pelos Campi Avançados da UERN em todo o estado.

No campo musical, organizou vários shows, como “Sem Direção” e “Boca da Noite”, com direção musical de Wiclif Gomes, e participou ativamente do movimento musical dos anos 1980, com presença em uma série de festivais em Natal e Mossoró, sendo três vezes laureado com o prêmio de mais bela música em um festival promovido pela Rádio Rural de Mossoró.

Como Diretor de Divisão na Fundação Municipal de Cultura de Mossoró, produziu e protagonizou o curta-metragem “A Cidade de Quatro Torres”, um filme raro sobre o cangaço. É também autor do recital “Rio Morto”, um espetáculo que permanece em destaque.

Tags:

Quinta Cultural
Uern
Reitoria
Mossoró

voltar