Sexta-Feira, 18 de abril de 2025

Postado às 10h15 | 07 Mar 2025 | redação Morre em Mossoró o cantor, compositor e poeta Zé Lima

Crédito da foto: Reprodução Cantor, compositor e poeta Zé Lima

A cultura mossoroense e potiguar está de luto com a morte do cantor, compositor e poeta Zé Lima. Ele estava internado desde esta quinta-feira, 6, no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. Precisou ser entubado, mas não resistiu e o seu coração parou de bater no final da manhã desta sexta-feira, 7.

Zé Lima nasceu em Santana do Matos, morou em Assú, conhecida como a Terra dos Poetas, fez carreira artística em São Paulo, mas foi em Mossoró que ele viveu os seus melhores momentos como pessoa e artista.

Ele gravou quase uma dezena de CDs, além de quatro Long Plays (LPs) e um DVD. Também criou a banda Forró Folia, que o acompanhava nos shows.  E lançou com a banda de pagode Faixa Nobre o CD A nobreza do samba.

O artista assinou cerca de 70 músicas próprias gravadas para outros artistas. Na sua voz, um dos maiores sucessos foi a composição “Mar de Lama”, gravada no período em que os casos de corrupção na vida pública do Brasil alcançavam patamares absurdos.

Em São Paulo, ainda muito jovem, Zé Lima chegou a participar do MPB Shell da Rede Globo, em 1981. De volta ao RN, ganhou três vezes seguidas o prêmio Forraço. Ele participou de outros festivais no estado e no país.

Quando decidiu explorar a faceta de repentista, Zé Vida compôs “Vida de Violeiro” e criou o programa “Coisas do Sertão”, que ele apresentava até os dias atuais no Canal 10 da TV a Cabo Mossoró (TCM). Através do programa, promoveu uma série de eventos trazendo para Mossoró os maiores nomes da cultura popular do Nordeste.

(*) O Jornal de Fato, na sua edição impressa deste sábado, publicará matéria especial sobre a vida do artista Zé Laima.

Tags:

Zé Lima
Mossoró
cultura

voltar