Filha dos revolucionários Luís Carlos Prestes e Olga Benário, a historiadora e doutora História Social pela Universidade Federal Fluminense, Anita Leocádia Prestes, ministrará a palestra de abertura do 10º Congresso dos professores e professoras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A palestra ocorre no dia 14 de setembro, às 19h, no auditório do Hotel Vila Oeste e será aberta ao público. As informações são da assessoria de comunicação da Associação dos Docentes da UERN (Aduern).
A palestra “Luiz Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988” vai rememorar o aniversário de trinta anos do documento cidadão, em meio a uma conjuntura de retirada de direitos e ataques à classe trabalhadora.
Para a historiadora, mesmo após 30 anos da promulgação da Constituição de 1988, os brasileiros ainda vivem reféns da tutela militar, com artigos que ora ou outra voltam a serem utilizados para frear manifestações populares, criminalizar os movimentos e atacar a organização dos trabalhadores e trabalhadoras.
Anita é professora do Programa de Pós-graduação em História Comparada do Instituto de História da UFRJ, autora de A Coluna Prestes (Paz e Terra, 1997), Tenentismo pós-30: continuidade ou ruptura? (Consequência, 2014), Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro (Boitempo, 2015), Olga Benario Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo (Boitempo, 2017).
O décimo congresso da ADUERN tem como tema “Sindicato em Luta: contrarreformas e os impactos para o movimento sindical”. As inscrições dos professores e professoras associados já podem ser feitas AQUI. As mesas e grupos de discussões são restritas aos sócios do sindicato.
Além da palestra de abertura com Anita Prestes, o congresso segue no sábado, dia 15, com as rodas de discussão e votações. As atividades serão realizadas no auditório da FAEF, no Campus central da UERN. Confira a programação completa do sábado:
7h30 às 8h – Mesa de abertura – auditório da FAEF
8h às 9h – Mesa de instalação do congresso
9:00 as 10:15 – Discussão nos grupos sobre conjuntura e condições e trabalho
10:15 as 10:30 – Lanche
10:30 as 12:00 – socialização das discussões dos grupos
12:00 as 14:00 – intervalo para Almoço
14:00 as 18:00 – Plenária Final: Mudanças no Regimento Interno da ADUERN e plano de lutas
Às 19h30 será realizada a festa de aniversário dos 39 anos da ADUERN, que marcará o encerramento do congresso.
Tags: