Exposição, lançamento de livros, seminário e a celebração dos 100 anos do historiador Vingt-un Rosado compõem o cronograma de atividades da Festa da Liberdade 2020. A programação especial foi lançada nesta quarta-feira (2) pela secretária de Cultura de Mossoró, professora Isaura Amélia, em café da manhã com os jornalistas, no Buscapé.
Um dos pontos altos é a comemoração dos 100 anos de nascimento de Vingt-un Rosado, fundador da Coleção Mossoroense. A celebração acontecerá durante todo o mês de setembro, com mostra de livros, documentos, objetos pessoas na Biblioteca Ney Pontes e Galeria Marieta Lima.
O ator Adriano Duarte, interpretando o personagem Vingt-un Rosado, visitará espaço de memória da sua vida para distribuir livros da Coleção Mossoroense.
Também será celebrado 100 anos com 100 livros, com a entrega das publicações às instituições de ensino e cultura da cidade.
O Seminário Novas Liberdades será resgatado com a participação das três universidades públicas do RN: Uern, Ufersa e UFRN. A abertura no dia 9 debaterá “Livre Negritude Monxoró”, pelo Canal Uern TV, que transmitirá ao vivo direto do Teatro Dix-huit Rosado.
O seminário segue no dia 16: “Biopoder, biopolítica e novas liberdades. No dia 23, acontecerá a mesa redonda “Cidade e Liberdade”. E no dia 30, o Seminário Cultura e Liberdade com a mesa redonda: “Liberdade, seguranças e desobediências”.
Outro destaque da programação da Liberdade é a exposição “Traços da Liberdade” – Óleo de Dr. Etelanio Figueiredo – Portalegre quilombolas Pêgas. A exposição será realizadas entre os dias 18 e 30, na galeria Boulier, no Corredor Cultural de Mossoró.
No encontro com os jornalistas, a participação especial da cantora Dayane e do cantor-sanfoneiro Severo.
Tags: