Sexta-Feira, 10 de janeiro de 2025

Postado às 10h45 | 07 Set 2020 | Redação Celebração da liberdade movimenta cultura em Mossoró no mês de setembro

Crédito da foto: Arquivo/JORNAL DE FATO Liberdade é celebrada em Mossoró no mês de setembro

O mês de setembro é bastante representativo para Mossoró, marcado pela história de liberdade e bravura do povo mossoroense. Foi neste mês que aconteceu um dos principais fatos de sua história, a libertação dos escravos no dia 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da Lei Áurea. Para celebrar a Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) preparou uma vasta programação para todo o mês.

Mesmo acontecendo de forma diferenciada, ainda em virtude das precauções que necessitam ser tomadas em decorrência da pandemia do novo coronavírus, para evitar a contaminação e a transmissão da COVID-19, a programação contemplará os mossoroenses com a possibilidade de acesso as mais diferentes expressões culturais.

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini destacou a importância da programação cultural. “Falar de liberdade é falar da força do nosso povo percebida em tantos eventos marcantes, inclusive, por ter libertado seus escravos cinco anos antes da Lei Áurea. E é esse espírito de liberdade que nós queremos sempre preservar, estimular. Para isso, é preciso abrir espaço para se discutir as novas liberdades, a partir da educação, da cultura, dos direitos dos cidadãos, da igualdade, da defesa da mulher, de podermos dizer não a violência e sim a vida; são tantas questões importantes, e precisamos estar unidos. Este ano não poderemos fazer o nosso tradicional Cortejo Cultural, no dia 30 de setembro, e também não haverá a produção do Auto da Liberdade, mas vamos inovar, exibindo o espetáculo em vídeo”.

Rosalba Ciarlini destaca a importante parceria com instituições mossoroenses para a realização da programação cultural do mês de setembro. “Contamos com a participação da UERN na realização do Seminário Novas Liberdades, que traz importantes discussões por meio de mesas redondas através de lives. Assim como a parceria com a Fundação Vingt-un Rosado, que esse ano celebra o centenário de Vingt-un Rosado”.

A secretária Municipal de Cultura, Isaura Amélia, que está à frente da realização do calendário cultural de setembro, lembra da necessidade de adaptar a programação ao período de pandemia. “Reunimos a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e elaboramos uma programação possível. Não poderemos estar nas ruas, no teatro, mas vamos utilizar todas as plataformas de internet, além de outras possibilidades”.

 

Programação diversificada

Isaura Amélia explica que não será possível realizar a tradicional programação cultural no dia 30 de setembro, que é para a cidade de Mossoró uma grande data. “No entanto, a secretaria municipal de Cultura criou algumas estratégias para dizer aos mossoroenses que não podemos esquecer a liberdade”, destaca.

A secretária aproveita para convidar a todos os mossoroenses para acompanharem as atividades. “Estamos fazendo um esforço para que não se esqueça que Mossoró é terra da liberdade, e que precisamos nos alinhar as novas discussões”.

Diversificada, a programação contará com a Exposição intitulada Traços da Liberdade, na Sala Joseph Boulier no Memorial da Resistência, com pinturas a óleo, do artista plástico Etelânio Figueiredo, que retrata homens, mulheres e crianças do Quilombo de Portalegre.

Também serão expostas as fotografias premiadas na Maratona Fotográfica do Auto da Liberdade 2019.

Figurinos e adereços utilizados pelos artistas que participaram dos atos do espetáculo Auto da Liberdade estarão expostos ao longo do mês em diferentes locais da cidade, como Shoppings e supermercados. E as emissoras de TVs locais (TV Câmara, TCM e TV UERN) irão reapresentar diferentes edições do Auto da Liberdade.

Ainda durante o mês de setembro volta a ser realizado o Seminário Novas Liberdades, com participação de instituições como a UERN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

O Seminário contará com mesas redondas temáticas que serão discutidas e debatidas através das plataformas digitais, transmitidas ao vivo direto do Teatro Municipal Dix-huit Rosado. “A UERN tem uma parceria de muito tempo com a Prefeitura de Mossoró e não poderia ficar de fora neste momento em que a secretária fez o convite para construir a proposta 2020 do Seminário Novas Liberdades, através da nossa Pró-reitoria de Extensão, foi construída essa programação, trazendo mesas redondas trazendo debates de interesse para a sociedade. Teremos uma mesa redonda virtual, com participação de toda sociedade e professores”, destacou o professor Esdras Marchezan.

A programação do Seminário Novas Liberdades será dividida em quatro lives, realizadas nos dias 9, 16, 23 e 30 (quartas-feiras), sempre a partir das 19h, podendo ser acompanhadas pelo Canal da UERN TV no YouTube (www.youtube.com/uerntv

A primeira live (dia 9) trará o Show Negritude, com apresentações de artistas da cidade, que dançam e cantam em verso e prosa as pautas de ontem e de hoje, do movimento negro. Participam desta programação: Ana Cecília, Allana Gurgel, Bianca Cardial, Tony Silva, Grupo Quilombo Capoeira, Marília Kardenally, Forró Severo e Dayane Nunnes.

No dia 16, a Live Novas Liberdades traz a Mesa Redonda “Biopoder e Biopolítica Novas Liberdades?”, com mediação do Dr. Fabiano Mendes, Pró-reitor Adjunto de Extensão, e conta com a participação dos professores da UERN, Dr. Marcos Camargo Von Zuben (Filosofia) e Dr. Carlos Eduardo Martins Torcato (História).

Na quarta-feira (23), a Mesa Redonda discutirá o tema “Cidade e Liberdade”, com a participação dos professores: Dr. José Alberto Rio Fernandes, da Universidade do Porto (Portugal), Dr. Rita de Cassia da Conceição Gomes (UFRN), Dr. José Lacerda Felipe (UFRN).

Encerrando a programação das Lives Novas Liberdades será realizada no dia 30 a Mesa Redonda “Liberdade: estabilidade e constatação”, com participação do Dr. Jose Lacerda Felipe (UFRN), Dr. Ailton Siqueira de Sousa Fonseca (UERN) e Dr. Alexandro Galeno (UFRN).

 

Centenário de Vingt-un Rosado

Um dos pontos altos da programação serão as homenagens ao centenário de Vingt-un Rosado. O presidente da Fundação Vingt-un Rosado, e filho do homenageado, Dix-sept Rosado Sobrinho fez questão de enfatizar que toda a família se juntou para auxiliar na organização da programação em conjunto com a Prefeitura de Mossoró. “Nós estamos encarando com muita honra e alegria estas comemorações do centenário de Vingt-un Rosado”, ressalta.

Para a prefeita Rosalba Ciarlini, Vingt-un Rosado é uma figura ímpar na cidade de Mossoró. Ela cita importantes fatos da nossa história que contaram com a participação ativa do professor Vingt-un.

“Talvez, poucos saibam, mas a Biblioteca Pública de Mossoró foi idealizada por ele em 1948, dentro do programa de governo do prefeito Dix-sept Rosado. A luta para termos o Museu, também foi ideia de Vingt-un. E a Coleção Mossoroense que é algo marcante não só no Brasil, mas internacionalmente, que estimula a leitura, a descoberta de talentos, conta a história, enaltece os valores e características de nossa região. É uma marca forte e que precisa ser lembrada, divulgada para as novas gerações”, frisa.

A programação do Centenário de Vingt-un Rosado teve início no dia 1º de setembro com a abertura da Mostra de seus Livros, Documentos e Objetos Pessoais, que estará disponível durante todo o mês, na Biblioteca Municipal Ney Pontes Vieira, Galeria Marieta Lima.

No dia 20, às 11h, será celebrada uma missa na Catedral de Santa Luzia em homenagem a Vingt-un.

Entre os dias 20 e 30, o ator Adriano Duarte, interpretando o personagem Vingt-un Rosado, visita espaços de memória da sua vida, e distribui livros. Serão visitadas a residência da Rua Mário Negócio e sua última morada na Avenida Jorge Coelho, onde hoje é o restaurante Dona Teca, as universidades por ele projetadas, academias criadas com seu impulso e demais instituições.

No dia 25, dia do Centenário de Vingt-un, serão realizados vários eventos. Às 8h, haverá o momento intitulado “Vingt-un: A força e a resistência da cultura”, com o plantio de um baobá, árvore símbolo de força e resistência de todas as culturas, no Parque da Cidade, em homenagem ao Centenário de nascimento do Prof. Vingt-un Rosado.

Às 9h, uma Sessão na Câmara de Vereadores de Mossoró, com a entrega da Medalha do Mérito Cultural Vingt-un Rosado. E à noite, a partir das 19h30, será lançado o cordel “Parabéns, Vingt-un Rosado”, de autoria de Caio César Muniz, ilustração de Brito e Silva. A obra conta poeticamente a vida de Vingt-un. Na ocasião também serão entregues prêmios concedidos pela Fundação Vingt-un Rosado do Concurso Cangaço.

Ainda em referência ao seu centenário, serão distribuídas 100 caixas com 100 livros,

 

Celebrando 100 anos com 100 livros

Ainda em referência ao seu centenário, haverá a entrega simbólica de caixas com 100 livros às seguintes instituições: UERN, UFERSA, UNP, IFRN, Faculdade Diocesana, Academia Mossoroense de Letras (AMOL), Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, Academia de Ciências Jurídicas e Sociais, Academia Mossoroense de Artistas Plásticos, Associação dos Escritores Mossoroenses, Secretaria Municipal de Educação, Projeto Aprender, Museu do Sertão, Fundação Aldenor Nogueira, Escola Municipal Genildo Miranda, Prefeitura Municipal de Tibau, Prefeitura Municipal de Grossos, Visão Missionária, Associação de Desenvolvimento Comunitário de Pico Branco (Antônio Martins).

Durante o mês de setembro, as redes sociais da Fundação Vingt-un Rosado traz depoimentos de amigos e familiares relembrando episódios interessantes, curiosos que demonstram a personalidade de Vingt-un. Além de trazer depoimentos de escritores mossoroenses em homenagem as centenários de Vingt-un e Ray Brito.

 

Reabertura de equipamentos culturais

De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura, os equipamentos culturais da cidade voltaram a receber visitantes. Entre eles: o Museu do Petróleo, que funcionará de segunda à sexta-feira, das 8 às 16h, e no dia 29, Dia do Petróleo serão realizadas visitas guiadas às 10h e às 15h.

A Biblioteca Municipal Ney Pontes estará aberta para a visitação à Galeria Marieta Lima até o dia 30, com a Mostra Vingt-un, com exposição de seu acervo pessoal.

E o Museu Lauro da Escóssia estará aberto para visitas durante o mês de setembro, de segunda à sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das14h às 17h.

Tags:

Festa da Liberdade
Abolição da Escravatura
Mossoró
cultura
Vingt-un Rosado
Coleção Mossoroense

voltar