No ano em que completa 21 anos de existência, o espetáculo Oratório de Santa Luzia, encenado em Mossoró durante os festejos da festa da padroeira, é reconhecido pelo Governo do Estado como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Norte, através da Lei Estadual Nº 11.027.
Sancionada pela governadora Fátima Bezerra (PT), nesta segunda-feira (29), a lei foi proposta pela deputada estadual Isolda Dantas e será publicada na edição desta terça-feira (30), do Diário Oficial do RN (DOE).
O espetáculo, que narra a história do martírio da virgem de Siracusa, cauteriza-se por reunir pessoas da comunidade e artistas locais na encenação. Além de ser um dos pontos altos da tradicional Festa de Santa Luzia, que ocorre há mais de 250 anos, o Oratório confirma a vocação teatral da cidade de Mossoró.
A produção é assinada pela Paróquia de Santa Luzia e conta com patrocínio do Governo do Estado através do Programa de Incentivo à Cultura, por meio da Lei Câmara Cascudo.
Neste ano, em razão da pandemia da Covid-19, a organização da festa decidiu não realizar o oratório. Como o espetáculo no adro da Catedral reúne muita gente, havia um receito pelo fato de a pandemia ainda não ter acabado.
A Festa de Santa Luzia volta a ser presencial em 2021, mas respeitará protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades da saúde pública. A programação oficial será abertura na próxima sexta-feira, 3 (veja aqui), e seguirá até o dia 13 de dezembro, quando se encerrará com a tradicional Procissão de Santa Luzia.
Tags: