A Academia Campo-Grandense de Letras e Artes tomou no sábado, 4, em solenidade no auditório Instituto Gentil, na cidade de Campo Grande/RN.
Esta Academia tem como presidente Fátima Feitosa, Almino-Afonsense, porém mossoroense, de coração, há 39 anos. E também cidadã Campo-grandense.
Fátima Feitosa é pedagoga aposentada, escritora, poetisa, Filósofa e Psicanalista. Tem a sua família como base estrutural de vida. É casada com Fernandes Oliveira (historiador e turismológo), mãe de Louise Fernandes (funcionária pública MP e escritora) e Fernandes Filho (funcionário público - bancário).
Desde que surgiu a ideia de lançar uma academia de letras e artes em Campo Grande/RN, uma cidade do Médio Oeste, com aproximadamente dez mil habitantes, que Fátima Feitosa não parou mais de trabalhar. Esta ideia surgiu, numa conversa entre amigos, em 2018, nas suas andanças à Campo Grande, nos finais de semana, em plena pandemia, que esta se sentiu motivada a enfrentar este desafio. Já que ela é movida pelo criar, recriar...
Seu primeiro passo foi criar uma comissão administrativa da ACLAR, com pessoas de Campo Grande, para a indicação de possíveis membros.
Logo em seguida tratou de cuidar, em sua solidão na pandemia, de toda a documentação necessária para registrar em cartório, já que a Academia é uma entidade legalizada jurídicamente.
A ACLAR é regida por seu Estatuto e Regimento Interno.
A ACLAR tem como objetivo congregar intelectuais das letras e artes, professores, ensaístas, jornalistas, artesãos, historiadores, filósofos, pedagogos... e contribuir com o crescimento intelectual, cultural, social, econômico e educacional da cidade de Campo Grande.
A ACLAR se propõe a ser uma Academia viva, que levará cultura às escolas, praças, hospitais e onde precisar, visando dá mais cor à vida dos Campo-Grandenses.
Tags: