Sexta-Feira, 26 de abril de 2024

Postado às 10h45 | 14 Dez 2021 | redação Coleção de Arte Isaura Amélia será lançada na Casa Guaxinim nesta terça-feira

Crédito da foto: Cedida Isaura Amélia e a sua Coleção de Arte

Por César Santos – Jornal Total

Manhã de segunda-feira, 12, chega Isaura Amélia no gabinete de trabalho do jornalista, sede do JORNAL DE FATO, localizada no Corredor Cultural de Mossoró. Veio apresentar o seu livro Coleção de Arte, uma coletânea que reúne grandes artistas das artes plásticas e que será lançado em Mossoró nesta terça-feira, 14, na Casa Guaxinim, às 19h.

Ela estava exultante.

“O melhor de mim está aqui”, confessou.

Não exagerou. Isaura Amélia, professora aposentada da Ufersa, doutora pela Universidade de Salamanca, Espanha, sente-se bem no universo das artes, entre quadros, museus, cores, pincéis... Está na sua vida, na sua alma.

A Coleção de Arte Isaura Amélia é prova documental, no papel, com cerca de mil imagens distribuídas em 400 páginas. Abrir o livro, com capa ilustrada por um quadro do artista Thomé, é como abrir a casa da autora e se deleitar com obras de grandes artistas, principalmente potiguares de Mossoró, que compõem o primeiro capítulo da coletânea, escrito pelo professor doutor de literatura da UFRN, Márcio de Lima Dantas.

João da Escóssia, que viveu entre 1873 a 1919, é apresentado como primeiro artista de Mossoró. Ele foi além das xilogravuras publicadas nas páginas do centenário jornal O Mossoroense e mostrou a sua arte em outros desenhos como charges, caricaturas e ilustrações.

A coletânea passeia pelas xilogravuras do areia-branquense Meneleu (1917-2008); pelos retratos de Manuelito (1910-1980), o mestre da fotografia; pelas artes plásticas do mito Marieta Lima (1912-2013); na arte pública de Luiz Varela Laurentino (1941-2005); e das errâncias do pintor Boulier (1951-2004).

As artes de tantos outros artistas mossoroenses de relevo recompõem a coleção de Isaura Amélia como Carlos Careca, Rogério Dias, Toinho Silveira, Ney Morais, Vicente Vitoriano, Anabela, Welson Oliveira, Ângela Almeida, Bruno Steinbach, Túlio Ratto, Marcelo Amarelo, Marcelo Morais Laércio Eugênio, Nelson Oliveira.

“A publicação é mais do que uma referência aos nomes importantes que compõem o segmento cultural local, ela resgata e preserva a memória de figuras ilustres, que podem ser vistas e apreciadas em prédios públicos e particulares, através das suas pinturas e obras”, destaca Isaura Amélia.

O livro traz o selo da Sociedade Amigos da Pinacoteca, em coautoria com a Coleção Mossoroense e a Fundação Vingt-un Rosado. Cada capítulo é assinado por escritores convidados de Isaura. O Moderno Potiguar é apresentado por Armando Holanda e Dione Caldas; Sanzia Pinheiro passeia pelos Desdobramentos do Moderno e Contemporâneos; a Arte Popular é registrada por Antônio Marques e Geruza Câmara; já Diógenes da Cunha Lima apresenta artes de famosos como reis, presidentes, governadores, escritores e poetas; a presença brasileira é assinada por Márcio de Lima Dantas; e a presença estrangeira, por Albert Halfon.

Sem dúvida, é uma fantástica coleção, como escreve o presidente do Conselho Estadual de Cultura, médico e artista plástico Iaperi Araújo: “Não me surpreendeu nem pela pluralidade, nem pelo bom gosto, este documentário que registra parte do acervo pessoal da Coleção Isaura Amélia que será entregue por comodato à sua cidade para compor a Pinacoteca de Mossoró.”

Quer mais? Vá a Casa Guaxinim nesta terça-feira, 14, a partir das 19h.

 

* E que assim seja!

 

“Costumo dizer que o melhor de mim está aqui. Quando este meu lazer, meu exercício profissional e meu encantamento pela arte e pelos artistas podem ser definidos como uma Coleção, compreendo que deva haver um lugar melhor que ultrapasse as minhas memórias, minhas escolhas de cada uma dessas peças e atravesse paredes para além dos meus domínios. É chegada a hora em que o social prevalece sobre o individual e o público sobre o particular. É nosso destino abandonar o aconchego e o aperto na Rua dos Tororós, em Natal, e conquistar novos espaços, encantar outros olhares, frequentar novas escolas ou, o que é sonho, tornar ela mesma – essa Coleção – uma escola de cores, manchas e sentimentos, para olhares alheios”.

* Isaura Amélia.

 

SERVIÇO

O quê: Lançamento do livro Coleção de Arte Isaura Amélia

Quando: Terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Onde: Casa Guaxinim, em Mossoró

Hora: A partir das 19h

Tags:

Isaura Amélia
artes
Mossoró
Casa Guaxinim
cultura

voltar