No acumulado de 2021, o comércio varejista potiguar fechou com redução 1% no volume de vendas. Dessa forma, o setor completa três anos seguidos sem crescimento anual conforme a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.
Em 2020, houve uma queda de 3,2% em relação ao acumulado do ano anterior. Em 2019, o volume de vendas do comércio norte-rio-grandense permaneceu estável em comparação a 2018.
Na direção contrária, o comércio brasileiro (1,4%) acumulou alta em 2021 pelo quinto ano consecutivo.
De acordo com a comparação mensal da pesquisa, o volume de vendas potiguar cresceu 0,5% em dezembro frente a novembro de 2021. O Brasil (0,1%) ficou praticamente estável nesse período.
Varejo ampliado
O Rio Grande do Norte foi o único estado do Nordeste com crescimento no varejo ampliado em dezembro de 2021: 2,8%. O número é um dos quatro maiores entre as dez unidades da federação com alta no mês. A média do Brasil (0,3%) ficou abaixo do desempenho potiguar.
O crescimento em dezembro não foi suficiente para aumentar o acumulado do ano, que ficou em 2,3%. O acumulado do ano no Brasil (4,5%) foi superior. O varejo ampliado compreende o comércio varejista somado ao comércio de “material de construção” e “veículos, motocicletas, partes e peças”.
Tags: