Em março de 2023, o volume de serviços no Rio Grande do Norte avançou 1,5% se comparado ao mês imediatamente anterior (com ajuste sazonal). Frente a março de 2022, na série sem ajuste sazonal, o volume de serviços avançou 10,3%, a maior variação registrada desde a de maio de 2022 (12,7%). O acumulado do ano foi de 8,5% e o acumulado em 12 meses subiu apenas 0,3 ponto percentual (p.p.) indo para 5,8%.
A expansão do volume de serviços em março de 2023, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por 23 outras Unidades da Federação pesquisadas, em relação a fevereiro. As maiores variações postivas foram as do Piauí (15,3%), Acre (12,7%) e do Mato Grosso do Sul (7,9%). Já as principais variações negativas vieram de Pernambuco (-2,3%), Mato Grosso (-1,9%) e Amapá (-1,7%). Esses dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE.
O crescimento no volume de serviços reverberou em todas as taxas de receita nominal pesquisadas no RN. Em relação ao mês imediatamente anterior, considerando o ajuste sazonal, o estado saiu dos –1,5% do mês passado para 1,7% neste mês de março. Na comparação com março de 2022, o RN teve alta na receita de serviços de 14,9% e no acumulado do ano o estado ficou em 8º lugar entre os 10 estados que tiveram a maior variação positiva. A média nacional para o mesmo índice foi de 12%.
No recorte Nordeste, o RN apresenta o pior desempenho quando a variável é referente ao acumulado nos últimos 12 meses (14,4%). Alagoas e Paraíba são os estados que tiveram os maiores avanços nesse índice, com 23,4% e 22,5% respectivamente.
Comércio volta a crescer no Rio Grande do Norte
Depois de uma queda registrada no mês de fevereiro, o volume de vendas potiguar fechou março de 2023 com o comércio varejista em alta de 1,5%. Frente ao mesmo mês do ano anterior, na série sem ajuste sazonal, as vendas cresceram 2,4%, ficando 3,8% pontos percentuais acima dos –1,4% registrado no mês de fevereiro.
Alta também no acumulado do ano, que teve sua sétima taxa positiva consecutiva da série (1,5%) desde agosto de 2022 (-0,2%). Em 12 meses, o comércio varejista do Rio Grande do Norte acumulou alta de 1,9%, mantendo a sequência de resultados positivos dos últimos cinco meses.
Já no comércio varejista ampliando, aquele que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas deste mês apresentou, na série com ajuste sazonal, uma queda de –1,3%. Além do RN, mais quatro Unidades da Federação pesquisadas tiveram taxas negativas: Maranhão (-0,8%), Roraima (-1,4%), Ceará (-1,7%) e Rio Grande do Sul (-4,7%).
Ainda assim, o setor registrou uma variação positiva de 3,6% se comparado ao mês de março de 2022, fechando o primeiro trimestre de 2023 com alta de 4,5%, acima da média nacional de 3,3%. Nos últimos 12 meses, o crescimento do comércio varejista ampliado foi de 2,2%.
Mais sobre as Pesquisas
A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.
Já a Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País, investigando, nesse caso, a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.
Tags: