O Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (PROEDI) beneficia empresas que geram um número crescente de empregos no Estado e têm uma distribuição descentralizada nas regiões potiguares. Essa é uma das constatações dos números que estão disponíveis na 2ª Edição do Boletim PROEDI, divulgado nesta quarta-feira (30.10) pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do RN. A publicação informa que são 300 indústrias beneficiadas pelo PROEDI no Estado. Essas empresas industriais geram 51.891 empregos, um número 10% superior ao do mês anterior (agosto comparado com julho. Além disso, 40% dos empregos garantidos por essas indústrias com benefícios do PROEDI são em unidades produtivas instaladas em locais que não estão localizados na Grande Natal e em Mossoró, o que confirma a descentralização.
Em Natal, estão 23,6% dos postos de trabalho assegurados por empreendimentos industriais com o benefício, o que mantém a importância do PROEDI para incentivar o crescimento no município. Mas, há uma distribuição do estímulo para diversas áreas geográficas potiguares. Em Parnamirim, um importante centro industrial da região metropolitana de Natal, estão 9,3% dos empregos garantidos pelo Programa; enquanto as indústrias que se localizam em Macaíba e São Gonçalo do Amarante contribuem com 10,7% e 3,2%, respectivamente, com as vagas de trabalho do PROEDI.
Em Mossoró, estão 12,9% dos empregos gerados com os incentivos do Programa. Um ponto de destaque é que 40,3% dos empregos gerados pelo PROEDI estão nas demais cidades do interior do Rio Grande do Norte.
“Essa interiorização mostra que o incentivo fiscal não está concentrado apenas nas grandes áreas urbanas, mas também fortalece economias locais em diversas regiões, promovendo crescimento, diversificação de atividades e oportunidades de trabalho”, destaca a análise feita no Boletim.
Acesse aqui o Boletim na íntegra:
http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/sedec/DOC/DOC000000000342473.PDF
Tags: