Mais de 740 mil lâmpadas LED foram substituídas e doadas para prédios públicos, ONGs, escolas, hospitais e clientes de diversas comunidades pelas concessionárias do Grupo Neoenergia em 2018 através dos Programas de Eficiência Energética da Celpe (PE), Coelba (BA), Cosern (RN) e Elektro (SP/MT), regulados pela ANEEL.
No Rio Grande do Norte, a Cosern trocou 61.952 lâmpadas de clientes residenciais em 22 comunidades populares de Natal, Região Metropolitana e municípios do interior. Nessas mesmas comunidades, 52 prédios públicos (hospitais, prédios públicos, escolas e ONGs) foram atendidas com a troca de 18.091 lâmpadas.
Com investimento superior a R$ 18 milhões nos quatro estados, essa ações de eficiência energética proporcionaram uma redução no consumo de energia superior a 33 mil MWh/ano – o que representa uma diminuição nas emissões de CO2 na atmosfera superior a três toneladas, impactando positivamente a sociedade e reforçando os esforços globais para um planeta mais sustentável.
Cerca de 200 mil lâmpadas foram empregadas em ações diretas de substituição promovidas pelas concessionárias do Grupo em hospitais, prédios públicos, escolas e ONGs, que foram contempladas com uma iluminação mais eficiente. Outras 540 mil lâmpadas foram entregues durantes as ações educativas de eficiência energética em bairros populares através do Projeto Energia com Cidadania, que visitou diversas comunidades ao longo do ano, possibilitando aos clientes a troca de lâmpadas ineficientes por LED, que chegam a durar cinco vezes mais, economizando cerca de 40% de energia, quando comparada, por exemplo, a uma fluorescente comum, além de assistir palestras sobre o uso racional e seguro da energia.
As ações de substituição e doação de lâmpadas LED, além de compor o Programa de Eficiência Energética das distribuidoras da Neoenergia, estão alinhados e contribuem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – conjunto de 17 temas e 169 metas para o alcance de um mundo mais sustentável, conforme determinado pela Assembleia Geral das Nações Unidas da ONU.
Fonte: Cosern
Tags: