Os empreendedores da cadeia turística, bares, restaurantes e afins que têm financiamentos acessados por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur) na Agência de Fomento do RN (AGN-RN) poderão solicitar a suspensão do pagamento das parcelas de financiamento de recursos da linha. Assim, a AGN pode estender em até oito meses o pagamento das prestações de contratos em andamento.
A extensão dos prazos foi autorizada pelo Ministério do Turismo através da Portaria nº 17, de 21 de maio de 2021. Durante a validade da portaria nº 17, os benefícios de prorrogação do período de carência ou suspensão dos pagamentos por até 8 meses poderá ser realizada desde que o saldo devedor seja devidamente capitalizado durante esses períodos e respeitando o prazo máximo da linha que é de 60 meses. O benefício só está disponível para contratos adimplentes.
A medida, já implementada na instituição financeira potiguar, concede um fôlego aos empreendedores que atuam no turismo, um dos setores mais impactados pela pandemia de Covid-19. A taxa de juros da linha é de 5% ao ano + Selic e o prazo de quitação do crédito concedido somadas carências e eventuais suspensões de pagamento não pode ultrapassar 60 meses.
As solicitações poderão ser feitas, para financiamentos já em curso, até 31 de dezembro de 2021 através do telefone 3232-2522, pelo whatsapp 99914-7837 ou 99426-0579 ou através boleto@agnrn.com.br.
Podem acessar os recursos do Fungetur empreendimentos com registro no Cadastur e que atuem como: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares; locais destinados a convenções e/ou a feiras e a exposições e similares; parques temáticos aquáticos e empreendimentos dotados de equipamentos de entretenimento e lazer; organizadores, promotores e prestadores de serviços de infraestrutura, locação de equipamentos e montadoras de feiras de negócios, exposições e eventos; locadoras de veículos para turistas, dentre outras atividades correlatas.
A Agência de Fomento do RN já financiou entre março de 2020 e maio de 2021, exclusivamente via Fungetur, mais de R$ 2,5 milhões. Ao todo, foram 41 empresas entre microempresas, empresas de pequeno porte, além de pequenas e médias empresas. A instituição dispõe ainda de outros 11 milhões para atender exclusivamente empreendedores do setor e atividades correlatas.
Tags: